http://picasion.com/

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Transposição do Rio são Francisco: Durante solenidade Camilo Santana afirma que as águas chegará ao Ceará em Agosto

Hoje aconteceu a solenidade de adesão ao programa garantia safra 2015-2016. O Ceará é o estado com o maior numero de produtores cadastrados do país, quase 250 mil. O Programa beneficia os agricultores que tiveram perda de no mínimo 50%.

Durante o encontro Camilo Santana anunciou que as águas da transposição do Rio São Francisco deve chegar em agosto ao Ceará.

Cerca de 100 agricultores tiveram acesso ao encontro que contou com a presença do chefe estadual do executivo e centenas de prefeitos. Os gestores cearenses assinaram o termo de adesão ao programa que vai garantir o auxilio financeiro aos pequenos produtores desde o quinto ano seguido de seca.

Tem acesso ao beneficio agricultores familiares que produzem: arroz, algodão, feijão, mandioca ou milho no semi-árido brasileiro com renda familiar de ate um salário mínimo e meio por mês e que tenham tido pelo menos perda de no mínimo 50% da produção.

Eles vão receber 250 reais em cinco parcelas. A primeira deve ser liberada já em agosto. Do total 249.848 produtores de 181 municípios vão ser beneficiados no Ceará. Fazendo o estado de maior participação em todo o país.

A partir de agora a Secretaria de Desenvolvimento Agrário vai promover uma série de capacitações para auxiliar municípios e produtores a entenderem como funciona o processo e como é o acesso ao beneficio. Primeiro essas reuniões vão acontecer na capital, depois no interior.

Outro assunto debatido por Camilo Santana foi a crise hídrica. Ele confirmou a situação critica do maior e mais importante açude do ceará, o castanhão, que tem menos de 10% de água e pode chegar ao volume morto ate o fim do ano. O governador anunciou que a situação vai ser amenizada quando o projeto de transposição do Rio São Francisco for concluída. Uma previsão otimista”a confirmação na semana passada no Ministério da Integração é que, o estagio, confirmou a previsão da água chegar a barragem Jati em agosto desse ano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário