http://picasion.com/

domingo, 15 de maio de 2016

Funceme registra chuva em Banabuiú e mais 16 municípios

açude 2Com poucas chuvas, açudes seguem secos (Foto: arquivo).

Solonópole. O final de semana seguiu uma tendência: sem chuvas. Entre as sete horas da manhã de sábado (14), até as sete da manhã deste domingo (15), dos 184 municípios do Ceará, choveu em apenas 17. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).
Na região central, foram contabilizadas chuvas em três municípios: Itapiúna, Quixadá, e nesta cidade, que teve a segunda maior chuva do dia, com 25 mm. São Gonçalo do Amarante registrou 27 mm. Tamboril teve 20 mm, ficando como o terceiro município com a maior chuva.
Açudes- Segundo a Companhia de Gestão e Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), a média total acumulada nos 153 açudes monitorados pela Companhia apresenta volume de 2,47 bilhões m³ (13,25 %).

29 açudes tiveram aportes registrados, entre eles o Acarape do Meio, Angicos, Ayres de Sousa, Frios, Jaburu I e Orós. Houve aporte também no açude Jatobá o que fez com que ele deixasse de estar seco. No entanto, o açude Potiretama passa a liderar o quadro atual de 21 reservatórios nesta mesma situação. Outros 35 continuam em volume morto.
Seis açudes estão com capacidade acima de 90% e apenas o Quandú, em Itapipoca, continua sangrando.
Alerta: Esta semana, o Grupo de Trabalho de Segurança Hídrica do Comitê Integrado de Convivência com a Seca afirmou, em reportagem do jornal Diário do Nordeste, que 41 cidades deverão ficar sem água nos reservatórios. Oito, são da região do Sertão Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário