http://picasion.com/

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Missão KFW sobre programas de saneamento é concluída com reunião de avaliação

kfwA missão técnica do Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW) no Ceará foi concluída esta semana com uma reunião entre os representantes do banco, o Secretario das Cidades, Lucio Gomes, e a Cagece. Na ocasião, foram avaliados os resultados observados pelos técnicos alemães, bem como discutidos os encaminhamentos das ações relacionadas aos programas de saneamento da SCidades, em parceria com com os oito Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisars) que atuam no Ceará.

Uma das pautas também foi a definição de medidas necessárias para que o programa de saneamento Ceará II seja concluído até o final deste ano. Além disso, foi discutida a evolução do Ceará III, assim como os próximos passos para a implantação do programa Ceará IV no estado, que tem previsão para iniciar em 2018.

A missão, que aconteceu entre os dias 05 e 08 de dezembro, teve em sua programação uma visita à Sobral pra verificação do funcionamento dos Sistemas de Esgotamentos Sanitários, que recebem investimentos do banco. Também foi realizado um workshop com apresentação sobre os Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisars), que consistem em Organizações Não Governamentais sem fins lucrativos, formadas por associações comunitárias que representam as populações atendidas em oito bacias hidrográficas do Estado, com a participação e orientação da Cagece.

O coordenador de Saneamento da SCidades, Alceu Galvão, destacou a importância da parceria do banco KFW com a Secretaria nas ações para ampliar os serviços de saneamento da população que vive na área rural do estado. “O banco alemão KFW é um parceiro do Governo do Ceará há mais de duas décadas, especificamente na área de saneamento rural, que envolve os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Nesta semana, além de discutir os programas que estão sendo finalizados, o Ceará II e III, houve uma discussão e preparação para o próximo programa de investimentos denominado Ceará IV, cuja previsão é o início de 2018. Tudo para beneficiar e melhorar a qualidade de vida do homem do campo no estado do Ceará”, afirmou Alceu Galvão.

Segundo a Gestora de Projetos do KFW, Júlia Quirino de Lima, a missão do KFW cumpriu a expectativa de acompanhar o Ceará III, que está em fase de conclusão, e também de realizar a preparação para o Ceará IV. “Os preparativos para os programas estão indo na direção certa e realmente vão gerar resultados para a população na sua implementação”, pontuou Júlia Quirino.

Para a assistente social do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) da Bacia do Banabuiú, Luciana Coutinho, o encontro dos Sisars em parceria da SCidades com os representantes do Banco KFW é de grande importância para o fortalecimento e o crescimento dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da população  rural “Através destas parcerias com os Sisars estamos buscando políticas públicas para prestar os serviços de saneamento que já existem no estado do Ceará, ou novos sistemas para que a gente possa contemplar mais comunidades da Zona Rural”, disse Luciana Coutinho.

Ceará II e Ceará III - O Ceará II e Ceará III têm como objetivo executar a implantação, ampliação e melhoria dos sistemas de abastecimento de água (SAA) das Bacias Hidrográficas do Baixo Médio Jaguaribe (BBJ) e do Banabuiú (BBA), além de atuar no fortalecimento dos Sisars, através da aquisição de equipamentos e materiais, e da implantação de um sistema de esgotamento sanitário coletivo. Os dois projetos recebem juntos um investimento de 19,3 milhões de euros e beneficiam mais de 30 mil pessoas. O Ceará II está previsto para terminar até o final de 2016, já o Ceará III tem previsão para ser concluído até 2018.

Ceará IV - O Ceará IV, que está em fase de estudo para implantação, terá como objetivo promover a construção, expansão e aperfeiçoamento dos sistemas de abastecimento de água, além de desenvolver melhorias sanitárias domiciliares e implantar sistema de esgotamento sanitário em algumas comunidades rurais do estado que são atendidas pelos Sisars. O programa prevê ainda a construção de um Centro de Referência para capacitação de pessoas que irão operar e manter os sistemas de esgotamento. O Ceará IV irá receber investimento de 70 milhões de Euros, sendo 50 milhões de Euros do KFW, e 20 milhões de euros contrapartida do Estado, beneficiando mais de 220 mil pessoas.

Rkfw2Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
Sabrina Lemos - (85) 3207.5249 ou 98603.0556  ( sabrina.lemos@cidades.ce.gov.br )

Nenhum comentário:

Postar um comentário