http://picasion.com/

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Sertão Central: Informação, serviços e um clima de alegria


RDSCN0030A oferta de informação e serviços diversos, atrações artísticas por parte de crianças e jovens, bem como a realização de atividades integrativas, marcaram a passagem da Caravana na Trilha da Cidadania da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) por Quixeramobim. A cidade do Sertão Central foi a escolhida para o encerramento do roteiro da primeira edição da Caravana, iniciada em outubro passado e desenvolvida em nove municípios cearenses.



A Caravana em Quixeramobim aconteceu nesta quinta-feira, 10, na sede da Uniq – Faculdade de Quixeramobim, contando com a participação de um grande público, à frente o prefeito Cirilo Pimenta, secretários municipais, vereadores, lideranças civis, militares e estudantis. Também estiveram presentes representantes dos prefeitos dos municípios de Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu e Solonópole.



O público que lotou parte das dependências da Uniq teve a oportunidade de conhecer de perto as ações desenvolvidas pela SPD no Ceará, em especial no âmbito da prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Ganhou elogios a apresentação do aplicativo 'PossoAjudar', utilizável em telefone celular para facilitar o acesso a informações sobre a SPD e, especialmente, toda a rede de Atenção Psicossocial no Ceará.



O evento foi aberto com a participação da Banda de Música Municipal, que recepcionou o público com músicas natalinas e, em seguida, tocou o Hino Nacional Brasileiro. Posteriormente, alunos das escolas de ensino fundamental Dona Mundoca, Coronel Virgílio Távora e Joaquim Fernandes demonstraram seus dotes artísticos em apresentações muito aplaudidas por realçarem boas práticas de convivência em sociedade, como amizade, união, respeito, diálogo, compreensão e outros.



Ao discursar, o prefeito Cirilo Pimenta sugeriu uma reflexão de todos sobre o papel da família na sociedade, em especial no sentido da união e diálogo constantes para evitar a entrada de quaisquer de seu membros no mundo das drogas. Ele ressaltou a parceria da Prefeitura com a SPD para a efetivação dos programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas em escolas e comunidades de Quixeramobim e em outros municípios cearenses.



Cirilo disse que os programas de prevenção chegaram em boa hora. “O Ceará partiu na frente para conter o uso e abuso de drogas através da educação, do acolhimento de crianças, jovens e adultos”, disse, ressaltando que “investir na educação é tratar da vida, do futuro do Ceará”.



O prefeito e a secretária Mirian Sobreira assinaram um termo de cooperação técnica entre a SPD e a Prefeitura de Quixeramobim para a execução de ações que visem apoiar projetos e iniciativas a fim de reduzir os fatores de risco e fortalecer fatores de proteção relacionados ao uso de drogas. Em seguida, ambos foram agraciados pela comunidade estudantil com placas por conta da efetivação dos programas de prevenção às drogas em Quixeramobim.



A programação teve prosseguimento com um momento interativo comandando pela gerente do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da SPD, Miriam Barreto. Em seguida, a coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Alessandra Pimentel, enfatizou a importância do uso e divulgação do aplicativo 'Posso Ajudar' e do telefone 0800 275 1475 para o contato com a Secretaria, seus serviços e a Rede de Atenção Psicossocial.



Ao falar ao público no encerramento do evento, a secretária Mirian Sobreira fez questão de ressaltar a participação efetiva de Quixeramobim nos programas de prevenção desenvolvidos pela SPD. “Estamos cuidando das crianças, dos jovens e seus familiares para que todos fiquem longe das drogas”. Ela lembrou: “Estamos trabalhando com o ser humano, resgatando valores”.



A titular da SPD voltou a destacar a prioridade da pasta para a prevenção. Mirian Sobreira assegurou a continuidade e a ampliação dos programas nas escolas públicas estaduais e municipais, além de reforçar a formação dos profissionais multiplicadores das ações da SPD em todo o Estado. “A interiorização dos projetos é de fundamental importância”, afirmou. Ao fazer um balanço sobre a Caravana na Trilha da Cidadania, a secretária avaliou a primeira edição da iniciativa como plenamente vitoriosa no sentido de divulgar as ações da SPD em todo o Ceará. Antes de chegar a Quixeramobim, a Caravana passou pelas cidades de Aracati, Barbalha, Juazeiro do Norte, Iguatu, Crateús, Caucaia, Camocim e Tianguá.



Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939 - lenaximenes66@gmail.com 

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado



(85) 3466.4898

Nenhum comentário:

Postar um comentário