http://picasion.com/

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Com 47 militares, Capitania dos Portos inicia 'Operação Verão', no CE

Embarcações na praia Martin de Sá em Caraguatatuba, uma das mais movimentadas do litoral norte durante o verão. (Foto: Gianni D’Angelo/PMC)Embarcações serão fiscalizadas pela Capitania dos Portos. (Foto: Gianni D’Angelo/PMC).  
Operação ocorre entre 24 de dezembro de 2015 a 29 de fevereiro de 2016. Haverá apoio de 9 embarcações, lancha, moto aquática e botes infláveis.

A Capitania dos Portos do Ceará, realiza de 24 de dezembro de 2015 a 29 de fevereiro de 2016 a Operação Verão. Para executar a Operação Verão, a Capitania dos Portos contará com um efetivo de 47 militares, com apoio de nove embarcações, incluindo lancha, motoaquática e botes infláveis.

Segundo a Capitania dos Portos do Ceará, os trabalhos têm o objetivo de minimizar acidentes náuticos, irregularidades e infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, por meio do incremento das medidas voltadas à orientação da comunidade aquaviária e usuários de embarcações.
As equipes de inspeção naval verificarão itens como: habilitação dos condutores; documentação das embarcações; material de salvatagem como coletes e boias salva-vidas; extintores de incêndio; luzes de navegação; lotação; estado das embarcações;

Áreas de jurisdição - As ações ocorrerão em toda sua área de jurisdição, priorizando pontos com maior incidência de acidentes, como as localidades da Enseada do Mucuripe, Praias da Caponga e Águas Belas (município de Cascavel), Lagoa do Banana, Lagoa do Catu, Açudes de Trussu (município de Iguatu), Banabuiú (município de Banabuiú) e Orós (município de Orós), entre outros.
Na Operação Verão 2014/2015, foram vistoriadas 1.871 embarcações, sendo 1.496 de esporte e recreio e 375 de passeio e pesca, sendo emitidas 243 notificações que reverteram em 126 autos de infração. Ainda foram realizadas 25 apreensões de embarcações e abertos 7 Inquéritos de Acidentes e Fatos de Navegação (IAFN).

A Capitania dos Portos do Ceará fornece algumas dicas de segurança no mar.
1 - Faça uma manutenção correta de sua embarcação.
2 - Tenha a bordo todo o material de salvatagem prescrito pela Capitania.
3 - Respeite a lotação máxima da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos.
4 - Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade.
5 - Ao sair, informe o seu plano de navegação ao seu Clube, Marina ou Condomínio.
6 - Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes.
7 - Se beber passe o timão a alguém habilitado.
8 - Mantenha distância das praias e dos banhistas.
9 - Respeite a vida, seja solidário, preste socorro.
10 - Não polua o mar e os rios. Além disso, cabe ressaltar algumas infrações graves e que devem ser evitadas: 1 - Conduzir embarcação (lancha, moto aquática, etc) sem ser habilitado perante a Capitania dos Portos; 2 - Conduzir embarcação após ter ingerido bebida alcoólica; e 3 - Conduzir embarcação com excesso de passageiros.

Por: G1 CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário