http://picasion.com/

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

SERTÃO CENTRAL Período natalino já motiva segmento lojista de Quixadá


Cidade que detém maior centro varejista da Região vive expectativa de boas vendas para as festas de fim de ano.

Quixadá. Contagiar os clientes com o clima natalino. Para boa parte dos lojistas de Quixadá, considerado o maior Centro comercial do Sertão Central, decorar as lojas, essa é a melhor forma de atrair os consumidores às compras na proximidade das festas de fim de ano.

Setor de calçados já verifica uma movimentação forte nas vendas, tendo em vista o apelo para as compras durante este período Foto: Cleumir Pontes.

A mudança no visual dos ambientes de vendas representa uma despesa a mais, mas o lucro no fechamento do ano compensa. Mesmo numa época difícil, como a deste ano, provocada principalmente pela seca, a expectativa dos lojistas locais é de que possam vender em média 20 % a mais em relação aos meses convencionais.

A gerente da Casa Dantas, Verônica Rabelo, com 40 anos de atividades e considerada uma das lojas de calçados mais antigas da cidade, reconhece a importância da decoração no sucesso das vendas. Ela não revela quantos pares de sapatos são vendidos a mais, mas garante a estratégia como uma boa forma de aquecer as vendas e também de tornar o ambiente de trabalho mais agradável e alegre, para compensar o período mais agitado com o aumento do movimento de clientes.

Diferença - Para a servidora pública Ana Lúcia Ferreira a decoração e até a alegria do vendedor acabam fazendo a diferença na hora das compras. Mesmo sendo obrigada a acumular mais dívidas, quem olha para as vitrines coloridas com árvores e adereços natalinos não resiste, sempre compra alguma coisa. Ser atendida pelo Papai Noel, ou alguma de suas afilhadas, também é sonho de gente grande, ressalta se referindo ao atendimento diferenciado em algumas lojas. Esse mesmo clima ela acaba levando para dentro de casa, referindo-se às árvores de natal.

Sucesso - A Sitiá Miudezas, uma loja especializa em variedades, está apostando exatamente nesse segmento para garantir um natal mais promissor, para o proprietário e seus funcionários. O vendedor João Lucas está empolgado.

As novidades natalinas chegaram as prateleiras faz pouco mais de semana e já se traduzem em sucesso, principalmente as árvores de natal e os pisca-piscas de Led.

O Papai Noel, em bonequinhos e figuras, também começa a ser procurado. "Quando o mês do natal, dezembro, chegar, as vendas vão aumentar", diz. Pelo menos, essa é a expectativa do funcionário.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Quixadá, Júnior Capistrano, 2013 não foi um ano promissor para o setor. Além da seca, boa parte da clientela continua endividada com os empréstimos consignados.

Recuperação - Contudo, quando o natal se aproxima se acendem também as esperanças de recuperação. Apesar dos lojistas de Quixadá não acenarem para a realização de nenhuma campanha premiada, na cidade vizinha, Banabuiú, também integrada a CDL de Quixadá, os lojistas sortearão presentes, destacou.

O representante da CDL em Banabuiú, Valdo Nobre, proprietário da Casa Nobre, confirma a união dos lojistas em torno de uma campanha especial de natal. A cidade ainda não está decorada, mas breve as praças e ruas deverão receber ornamentação. Mesmo assim as vendas deverão começar a crescer após o retorno das atividades do Banco do Brasil na cidade. Os consumidores não serão mais obrigados a seguir para as cidades vizinhas, inclusive Banabuiú, para efetuarem saques dos salários. A agência antiga foi destruída por assaltantes em março de 2012.

Serviços Outro segmento em aquecimento com o clima natalino é o hoteleiro. Alguns, como o Pedra dos Ventos Resort, no distrito de Juatama, na zona rural de Quixadá, já estão anunciado suas atrações, mas para o réveillon. Mais de 90% das reservas já foram feitas. O pacote custa R$ 594,00 para o casal, com direito a hospedagem nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, explicou a proprietária Islânia Holanda.

Os buffets e restaurantes da região também devem lotar com o fim de ano, tanto na noite do Natal como no réveillon. Um dos destaques é o Restaurante Pé de Serra, também no distrito de Juatama. O empresário Paulo Holanda, proprietário do estabelecimento ainda não anunciou, mas já e tradição o jantar de natal com ceia especial. Os garçons e garçonetes costumam atender o público caracterizados de Papai e Mamãe Noel.


Otimismo
"O clima natalino reacende as luzes da esperança por dias melhores no nosso comércio" Júnior Capistrano Presidente da CDL de Quixadá


"É preciso contagiar o cliente para o clima natalino. Essa é a melhor forma de incentiva-lo a presentear os parentes" Leidiane Rabelo Vendedora.

Mais Informações Câmara de Dirigentes Lojistas de Quixadá (CDL), Rua José Jucá, 551, Centro, Sertão Central, Telefone: (88) 3412.1336
Alex Pimentel Colaborador - Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário