http://picasion.com/

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Romaria da Menina Benigna Cardoso em Santana do Cariri deverá atrair 40 mil fiéis

O município de Santana do Cariri, na região do Cariri Oeste.fará a sua tradicional romaria a Menina Benigna Cardoso, devendo atrair . Esse ano mais de 40 mil fiéis, a 12ª Romaria, conforme informou o vigário da paróquia de Nossa Senhora Santana, Padre Paulo Lemos Pereira. De acordo com o Padre, tudo começou com o martírio da menina Benigna Cardoso, no ano de 1941, e com esse martírio, teve início as primeiras manifestações de fé, onde inúmeras pessoas tem alcançado graças. Com isso, ela se consolidou com a "Heroína da Castidade", expressão essa externada pelo Padre Cristiano Coelho, conforme consta no livro tombo da Paróquia, e com isso, a população cultua essa tradição. A edição desse ano, de acordo com o Padre Paulo, tem como tema: "Com Benigna celebremos as misericórdias do Senhor", já antevendo o Ano da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco. Essa temática, informou o Padre, será trabalhada nos cânticos e novenários solenes, que acontecem em parte na Paróquia da Igreja Matriz de Nossa Senhora Santana, e outra parte no bairro de Inhumas, onde a menina nasceu e viveu, distante dois kms da sede. com um tríduo festivo e orações eucarísticas.
No dia 15 deste mês, data em que se comemora o aniversário de Benigna, a programação inclui pela manha uma Missa solene, um café comunitário e a noite, a romaria para abrir esse novenário. O novenário terá ainda como atração um show com o cantor Batista Lima no Calçadão Coronel Felinto Cruz, no dia 18, quando na oportunidade o cantor dará também um testemunho de fé na Santa Missa, antes do show. No dia 24, data em que se reverencia o martírio da Menina Benigna, acontece a tradicional cavalgada e caminhada, com concentração no Bairro Inhumas às 15 horas. Porém, na parte da manhã do mesmo dia, na sede, está programado também também a Romaria das Crianças, que acontece às 7 horas, logo em seguida, às 9 horas tem uma Missa Solene, às 11 horas acontece ainda a Missa das Flores. À tarde, após a concentração no Bairro de Inhumas, com acolhida aos devotos, no santuário de Benigna, terá início a caminhada com a imagem de Benigna, até a Igreja matriz de Santana do Cariri. Às 17 hs, encerra-se a extensiva programação do dia com uma celebração Eucarística com a presença de vários padres da Diocese do Crato.
Teologicamente falando, o grande exemplo menina Benigna, é o seu martírio, onde ele morreu por uma causa da fé, para não pecar contra a castidade. Temente a Deus, era uma menina humilde, respeitosa que guardava grande amor pelo próximo e pela natureza. Os estudos sobre a menina Benigna cardoso têm sido aprofundados devido os depoimentos que estão sendo coletados pelos contemporâneos da menina Benigna, que estão vivos. O que, mais chama a atenção das pessoas, é a superação deste sentimento pela fé, então muitas pessoas que sofrem, estão aflitas, se aproximam de Benigna Cardoso, como uma intercessora divina, e há testemunhos de muitas curas de doenças como câncer, depressão, entre outras, têm sido registradas através de testemunhos.
Para o Padre paulo Lemos, o número de devotos não tem crescido mais rapidamente devido à deficiências nos sistemas de comunicação do município, e até bem pouco tempo, os milagres da menina Benigna terem sido repassados apenas no boca a boca. Ainda assim, já temos depoimentos diversos de pessoas em vários municípios do Cariri que alcançaram alguma graça intercedendo à Menina Benigna. Até algumas pessoas do Rio de Janeiro já vieram conhecer e agradecer benefícios realizados pela fé através da mesma. "Com o passar do tempo, esperamos que tenhamos um volume maior de fieis e devotos, para que possamos ter maiores graças alcançadas, e pedimos que quem conseguir uma graça, publique! A caminhada, é um momento muito forte, porque ela faz essa ponte com o povo de Deus, peregrino entre o seu martírio e o local de seu sepultamento, dentro da Igreja Matriz de Nossa Senhora Santana, mesma igreja em que ela foi batizada.", disse o Padre Paulo.
A prefeita do município, Daniele de Abreu Machado, devota da Menina Benigna, disse: "Esperamos a participação de aproximadamente 20 mil pessoas esse ano, lembrando que no ano passado contamos com 15 mil pessoas. A cidade está sendo minunciosamente preparada com uma boa infra estrutura para poder bem receber os romeiros. Já disponibilizados palco, som, iluminação, além de todo o efetivo de servidores municipais para ajudar na condução aos devotos e visitantes à cidade nesse período. A Polícia Militar vai organizar todo esse percurso, procurando orientar o transito.
O Padre Paulo Lemos complementou ainda que a novidade, esse ano, será a preparação da Paróquia de Nossa Senhora Santana, rumo ao seu centenário. "A Romaria, tem trazido uma renovação espiritual. Apesar das dificuldades financeiras, as pessoas tem tido uma força junto a Benigna, para influenciar os movimentos da juventude e das pastorais. Em janeiro, haverá em nossa paróquia uma romaria jovem missionária", finalizou o padre.
A romaria de Benigna neste ano de 2015, deverá ser uma das maiores. Benigna tem sido um ponto relevante na intercessão e na aproximação do povo com Deus. A Religiosidade Caririense tem crescido potencialmente com esta movimentação religiosa...de forma singular para a Igreja Católica, define Ypsilon Félix um dos coordenadores da Romaria.
Maria Auxiliadora da Silva, afirma ser devota da menina Benigna Cardoso, e já a tem como uma santa, apesar do vaticano ainda não ter beatificada, eu tenho sido um exemplo de uma das pessoas que foi curada por ela, tinha uma dor intensa em minha perna, comecei a pedir com fé a Benigna Cardoso, e consegui ficar curada para mim ela já é uma santa, eu tenho uma grande crença nela, venho todos os anos do Rio de Janeiro, para participar da romaria.

Reportagem: Jornalista Amaury Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário