http://picasion.com/

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Rede pública Novos médicos vão fortalecer saúde da família

Na segunda etapa do programa federal, profissionais chegam aos municípios para definição de atuações.
Crato Cinco profissionais brasileiros ligados ao Programa Mais Médicos já estão exercendo atividades neste município. A segunda fase do programa foi iniciada ontem com a destinação de 45 profissionais, todos brasileiros, aos 27 municípios que participam desta etapa do programa no Ceará. Os municípios de Fortaleza, Crato e Caucaia lideram a lista de cidades que receberam maior número de profissionais, respectivamente, dez, cinco e três médicos.

O secretário de gestão do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro, entregou registro temporário do Conselho Regional de Medicina (CRM) aos profissionais em inauguração de Unidade Básica de Saúde (UBS) de Acopiara FOTO: HONÓRIO BARBOSA

No Crato, os profissionais não farão atendimento ambulatorial nesta semana. Nos próximos dias, a exemplo do que aconteceu ontem, participarão de reuniões com coordenadores de diversos setores da área de saúde do município. O objetivo é capacitar os profissionais no sentido de que possam conhecer melhor as necessidades da população em cada uma das áreas onde atuarão. Os médicos recém-chegados são naturais dos municípios de Juazeiro do Norte, Aurora, Iguatu. Dois profissionais nasceram em Crato.

Com a chegada dos médicos do programa, serão criadas novas quatro equipes do Programa Saúde da Família. As novas equipes atenderão nos postos de saúde dos bairros São Miguel, Belmonte, Vila Lobo e Vila Alta.

Nestes locais, o número de procura por atendimentos é alto. "A intenção da secretaria é ampliar todo o atendimento. Havendo mais um médico para cada uma das unidades beneficiadas, também é necessário que haja mais uma enfermeira e mais um dentista. Vamos estar criando, desta forma, mais quatro equipes do PSF no município", informa a secretaria de Saúde do município, Aline Alencar.

A secretária acredita que, neste primeiro momento, os médicos do programa não irão encontrar maiores dificuldades durante a realização das consultas. "Não haverá falta de material para que os profissionais exerçam suas funções. Todos os postos estão prontos para receber os profisisonais", garantiu.

No Crato, os novos profissionais se reuniram ontem com a secretária municipal de Saúde, Aline Alencar, para conhecimento da rede de atendimento público. Eles vão para os postos nos bairros, onde a demanda é maior FOTO: ROBERTO CRISPIM

Centro-Sul - Na região Centro-Sul do Ceará, as cidades de Várzea Alegre, Icó e Saboeiro irão receber, cada uma, um médico, da segunda etapa do programa federal. Os municípios se preparam e vivem a expectativa de chegada dos profissionais brasileiros e estrangeiros. As cidades de Acopiara e Catarina receberam, cada uma, três médicos cubanos. Neste fim de semana, o secretário de Gestão do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro, fez a entrega do registro temporário do Conselho Regional de Medicina (CRM) aos profissionais durante inauguração de Unidade Básica de Saúde (UBS) em Acopiara.

Odorico Monteiro avaliou de forma positiva o trabalho dos profissionais. "Em apenas uma semana, a população já sente a dedicação, o compromisso e o carinho que tem esses médicos", frisou. "Nos municípios, o Ministério da Saúde está investindo em construção, reforma e ampliação de unidades básicas de atendimento".

Sertão-Central - Banabuiú, Pedra Branca e Quixeramobim são os municípios do Sertão Central contemplados na segunda etapa do programa federal Mais Médicos.

O primeiro município, Banabuiú, receberá o primeiro médico. Pedra Branca será contemplado pela segunda vez. Contará com mais um médico.

Quanto a Quixeramobim, além dos dois profissionais da saúde, já disponibilizados na primeira etapa do programa, terá em breve mais dois médicos à disposição do Município. Todos são brasileiros.

Na lista nacional do Portal da Saúde, do Governo Federal, não há disponibilidade de nenhum médico para Quixadá.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) de Quixeramobim, Luciana de Figueredo, seu município foi beneficiado porque se inscreveu no programa no início do ano. Optou pelos médicos brasileiros. Dois já estão trabalhando nos postos de Saúde, um deles na localidade de Cangatí, na zona rural e o outro no bairro da Maravilha, na periferia da cidade. Os outros dois médicos serão lotados nos PSFs do Centro e do bairro da Pompeia, respectivamente. "Cada médico trabalha 40 horas por semana e recebe bolsa mensal do Governo Federal, de R$ 10 mil", acrescentou.

Até o fim do mês, mais profissionais estrangeiros também devem chegar ao Estado, onde passarão por cursos de preparação antes de iniciarem o trabalho.

Mais informaçõesSecretaria da Saúde do Estado do Ceará - Fortaleza - (85) 3101.5123 http://www.saude.ce.gov.br/
Secretaria de Saúde de Quixeramobim, Centro - Sertão Central (88) 3441.1112.
Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário