http://picasion.com/

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

DNOCS: João Ananias diz que é inaceitável sucateamento

O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) destacou na Tribuna da Câmara, nesta terça-feira (22/10), os 104 anos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Ele ressaltou que a rica história do órgão é um atestado do relevante trabalho realizado para a melhoria das condições de vida da população que enfrenta as consequências da seca.

“Não podemos entender e muito menos aceitar que um órgão com tantas obras e serviços prestados ao Brasil tenha sido negligenciado ao ponto que chegamos. O sucateamento de suas estruturas e o descaso com seu maior patrimônio, o competente e qualificado quadro de pessoal”, ressaltou o parlamentar.

João Ananias cobrou agilidade na operacionalização da proposta de reestruturação do DNOCS. “Não dá para entender a lentidão na reestruturação do único órgão público que há mais de um século participa com conhecimento e ação dos agravos das secas na região nordestina”, observou.

Discurso na íntegra - O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) completou ontem, dia 21 de outubro, 104 anos de sua fundação. Criado com o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas- IOCS, em 21 de outubro de 1909, pelo então Presidente Nilo Peçanha, até 1959 foi praticamente a única agência governamental federal responsável pelas obras de engenharia na região.
Até a criação da SUDENE foi o responsável único pelo socorro às populações atingidas pelas secas que acometem o Nordeste do Brasil. Foram construídos açudes, estradas, pontes, portos, ferrovias, hospitais e campos de pouso, implantou redes de energia elétrica e telegráficas e usinas hidrelétricas.
Foi considerado a maior "empreiteira" da América Latina, pelas obras construídas por administração direta do DNOCS. Citamos, como exemplo, os grandes açudes, como Orós, Banabuiú, Araras, a rodovia Fortaleza-Brasília e o início da construção da barragem de Boa Esperança, dentre inúmeras outras obras sob a responsabilidade do DNOCS.

A rica história do DNOCS é um atestado inatacável de compromissos e determinação em produzir resultados voltados para a melhoria das condições de vida de um povo submetido às secas cíclicas, que provocaram e ainda provocam tantas privações e sofrimentos.

Só quem vive nas áreas acometidas por secas sabe com profundidade as consequências danosas das mesmas, não apenas para nossa gente, mas para a economia de um modo geral. Não podemos entender e muito menos aceitar que um órgão com esse cartel de obras e serviços prestados ao Brasil, tenha sido negligenciado ao ponto que chegamos. O sucateamento de suas estruturas e o descaso com seu maior patrimônio, o competente e qualificado quadro de pessoal.

Participei de várias reuniões, seminários e encontros promovidos pelos servidores, com o intuito de por em prática a proposta de reestruturação do DNOCS. Aproveito a data do seu aniversário de 104 anos para, mais uma vez, levantar minha voz e cobrar agilidade na operacionalização dessa proposta que se arrasta inexplicavelmente a passos lentos. Estamos vivenciando há dois anos mais um ciclo de secas, com um preço muito alto sendo pago pelo nosso sofrido povo. Não dá para entender a lentidão na reestruturação do único órgão público que há mais de um século participa com conhecimento e ação dos agravos das secas na região nordestina.

Encerro minha fala parabenizando as trabalhadoras e trabalhadores do DNOCS pela garra, o compromisso e a gana com que o defendem, como se fosse suas próprias casas, por conhecerem imensamente o papel e a importância dele na vida do povo nordestino e brasileiro.
Era só Sr. Presidente.
Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário