http://picasion.com/

sábado, 12 de outubro de 2013

ENERGIA ELÉTRICA Ceará tem dois lotes no leilão de transmissão


Anunciado pouco mais de um mês após o último apagão, certame traz seis projetos a serem leiloados no Estado.

Pouco mais de um mês depois do último apagão que afetou toda a região Nordeste, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem um novo leilão de transmissão de energia, no qual Ceará é contemplado em dois lotes. Ao todo, serão três linhas de transmissão, três subestações e uma ICG (centrais de conexão responsáveis pela ligação dos parques eólicos ao sistema interligado), os quais devem ser leiloados em 14 de novembro deste ano.

Entre os projetos listados no leilão, está uma estrutura para viabilizar a distribuição da energia eólica gerada no Ceará Foto: divulgação

O foco do novo leilão entra, pelo menos no Ceará, para atender uma das demandas mais recorrentes: a de falta de linhas de transmissão que façam a interligação entre subestações, parques eólicos, térmicas e também empreendimentos industriais.

No entanto, a carência na região não fez o governo aumentar o número de projetos entre os estados nordestinos. Apenas o Maranhão, além do Ceará, também foi contemplado nos lotes 17 lotes anunciados pela Aneel.

Lotes: obras e datas - O primeiro lote que contempla o Ceará, o E, trouxe quatro obras, as quais têm previsão de serem concluídas em até 36 meses. A linha de transmissão (LT) de 110 km entre Russas - Banabuiú, a qual conta com capacidade de 230 kV (quilo Volt); A subestação (SE) de Maracanaú, de 230/69 kV; a LT de Ibiapina, de 500 kV; e a SE de Ibiapina II, de 500/230 kV.

Já o segundo lote com obras dentro do Estado é o O. Nele, três projetos devem ser concluídos em até 22 meses.

Fazem parte deste novo grupo a LT de Russas - SE coletora Aracati III, de 230 kV; a SE coletora Aracati III, de 230/138 kV; e a ICG Aracati III, que visa viabilizar a saída de energia dos parques eólicos.

Receita dos ganhadores - De acordo com a Aneel, "o concessionário vencedor terá direito ao recebimento da Receita Anual Permitida (RAP) pela prestação do serviço, a ser recebida a partir da operação comercial". A tal RAP "é a receita anual que a transmissora terá direito pela prestação do serviço público de transmissão aos usuários, a partir da entrada em operação comercial das instalações".

O Cálculo dela depende do valor obtido pela agência no leilão, "com atualização anual pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e revisão a cada cinco anos, nos termos do contrato de concessão".

Estimativa de R$ 5 bilhões - Além do Ceará e do Maranhão, a Aneel incluiu no leilão 07/2013 de transmissão de energia projetos para os estados Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

De acordo com o divulgado ontem na imprensa pelo diretor Edvaldo Santana, a estimativa do governo é que os investimentos dos vencedores do leilão deva girar em torno de R$ 5 bilhões ao término do certame para os 17 lotes anunciados. Caderno Negócio do DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário