http://picasion.com/

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Volta ao Mundo realiza primeiro aberto de capoeira em Guarapuava

Evento terá apresentações e formação de professores da modalidade. Hoje morando em Fortaleza, Mestre Ceará retorna ao município paranaense para ver os frutos de projetos sociais que desenvolveu durante anos. do Diário de Guarapuava Douglas Berlan.

Vários projetos sociais realizados pela Companhia de Capoeira Volta ao Mundo se reúnem a partir de hoje, em Guarapuava, para um aberto de capoeira. Sob os olhos de mestres de todo o país, alguns alunos terão a oportunidade de mostrar o talento no esporte, enquanto outros devem proporcionar lições de superação ao público. O evento também marcará a formação de professores de municípios da região.

Hoje, às 17h30, o Colégio Estadual Newton Felipe Albach sedia uma roda de capoeira, com a participação de mestres do Ceará, Santa Catarina e São Paulo. Amanhã, o show será no calçadão da rua XV de Novembro, às 10h30. Mais tarde, às 15h, os participantes voltam ao Newton para batizados e trocas de cordas, além de formação de instrutores. O evento será finalizado com uma confraternização.

Entre os mestres estará Francisco Aloísio Teixeira Filho, o Ceará, coordenador da Volta ao Mundo e responsável por expandir a capoeira para todo o Brasil e países como Alemanha, França e Polônia. Hoje morador de Fortaleza, o capoeirista visita Guarapuava para ver os frutos de projetos iniciados por ele no município há cerca de cinco anos.

Em seu retorno, Ceará contou que ficou feliz ao perceber a continuidade de projetos com crianças carentes e pessoas especiais, antes ensinadas por ele. “Eu sinto que minha missão foi cumprida. Quando eu deixei Guarapuava, sabia que aqui já tinha vários educadores capazes de continuar o projeto. E hoje todos estão muito bem e repassando os valores da capoeira, que são muitos”, disse Ceará.

Ceará realizou diversas ações de capoeira em Guarapuava, com recursos da Companhia Volta ao Mundo e apoio de escolas, empresas e prefeitura. O trabalho foi reconhecido em 2011 e 2012, com diversos prêmios e divulgação em todo o território nacional.

A maioria dos projetos na região foi assumida pelo instrutor Rafael Trilíps, “discípulo” de Ceará. Atualmente, ele dá aulas para aproximadamente 400 crianças em vários colégios de Guarapuava, Entre Rios e Turvo. “Nós procuramos seguir o que o Ceará começou e, na medida do possível, melhorar o trabalho a cada dia”, disse Trilíps.

A atuação da Companhia Volta ao Mundo em Guarapuava também está sendo conhecida de perto por pessoas que desenvolvem ações semelhantes em vários locais do país. “Fiquei impressionado com a habilidade e com a educação das crianças que praticam a capoeira aqui”, disse o professor Tainha, de Calcáia (CE). “Achei um belo trabalho, e com certeza vamos tentar seguir esse exemplo nas nossas cidades”, emendou o professor Pikeno, de Banabuiú.

Instrutores de São Carlos (SC), Chapecó (SC) e São Paulo também estão confirmados no evento, que foi pensado para mostrar ao público o poder da capoeira. “A capoeira é um esporte genuinamente brasileiro e que vem rompendo preconceitos a cada dia. Mas eu acho que ainda tem muito a crescer. Precisamos mostrar a cada dia o quanto ela pode auxiliar não apenas na formação de atletas, mas também na construção de caráter”, explicou Ceará.
***Leia a matéria completa na versão impressa do Diário de Guarapuava desta quinta-feira, 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário