http://picasion.com/

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Banabuiú compra leite dos criadores de ovinos e caprinos do assentamento de encanto em Solonopole

Os criadores de ovinos e caprinos da localidade de Assentamento do Sitio Encanto na zona rural do distrito de Cangati, município de Solonópole, estiveram reunidos naquela comunidade na tarde de quarta-feira, dia 12/09, com técnicos da SDA - Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará e que os criadores ganharam um tanque de resfriamento de leite de ovinos e caprinos. De acordo com o Neto “tem um da comunidade e outro de Edgar Peixoto e na próxima semana esta chegando o nosso e já estamos pleiteando outro”, declarou Joaquim Alves Neto.

O leite é levado do Assentamento do Encanto de oito em oito dias para a vizinha cidade, Banabuiú, segundo Neto “Semana passada foram quase 500 litros, essa semana só o nosso daqui dá quase 300, faltando juntar o de Bená e o de Sidney e deve chegar a quatrocentos e tantos, e é que passa de quatro dias sem tirar por não ter aonde colocar o leite”, na comunidade tem na faixa de uma 70 cabeças depois que faz a ordenha. Um tanque que nós temos aqui que a associação conseguiu era pra funcionar o Programa do Leite Fome Zero ai não deu certo funcionar com o Leite Fome Zero e esta funcionando com o leite do Edgar Peixoto que nós chamamos de atravessador” esclareceu.

De acordo com o criador, Neto diz que “A venda do leite é melhor do que fazer o queijo por não ter a comercialização. A empresa já esta agilizando para vim comprar o leite aqui. Os criadores estão transportando o leite para Banabuiu, pois o caminhão só veio uma única vez ao Assentamento do Encanto que foi semana passada ai agente pega e transporta. Na primeira que aconteceu no dia 04 de maio de 2013, levou 4 litros, passou pra 12, pra 13, pra 50, chegando agora na semana passada quase 500 litros. Já está garantido um tanque de mil litros, agora só pode funcionar os dois tanques se for no projeto fome zero senão só fica um. Já faz tempos que agente vem pleiteando isto mais é muito difícil, mais agente esta vencendo. Ao todo são seis criadores sendo 02 do sitio Bom Jesus e 04 do Assentamento do Encanto” afirma Joaquim Alves Neto.

Depois da reunião de quarta-feira, dia 12 de setembro de 2013, com os técnicos da SDA, a comunidade receberá um tanque para o resfriamento de leite de ovinos e caprinos. Pois o tanque que já tinha na comunidade está sendo usado para o leite bovino. Já em conversa com Edgar Peixoto informou a nossa reportagem que vai tirar o tanque dele que esta na comunidade e disse também que a rota do Sitio Bom Jesus ao Assentamento de Encanto são capitaneados 700 litros por dia de leite de gado e que o mesmo paga as despesas referente ao consumo de energia. Blog Solonopole...

Nenhum comentário:

Postar um comentário