http://picasion.com/

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Santana do Cariri festeja 130 anos‏

O município de Santana do Cariri, localizado na região do Cariri Oeste, festeja hoje seus , 130 anos de emancipação política. A programação para a festiva data, se iniciará pela manhã com o hasteamento das bandeiras no Paço da Prefeitura Municipal, já às 19:00hs haverá uma Missa solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora Santana, e em seguida o corte do tradicional bolo de aniversário no salão paroquial.

A Prefeita de Santana, Daniele de Abreu Machado, disse que a administração entende o anseio da população em comemorar a  importante data. "Mesmo num momento de crise em que todos os municípios, estão vivenciando, nos  conseguimos, com o envolvimento de todos que fazem a gestão, preparar essa programação para registrar essa festa maravilhosa que é comemorar 130 anos de emancipação. O povo de Santana do cariri  merece, é um povo amigo, comprometido com o desenvolvimento do município, e  com  o fortalecimento do turismo, participativo, e a gente fica muito feliz em poder comemorar junto com toda a população e os visitantes que vierem a Santana do cariri.

Sobre Santana do Cariri que está localizado na microrregião do Cariri, mesorregião do sul cearense. O município tem 807 km². Foi criado em 1885, e possui o título de "Capital Cearense da Paleontologia, pelo destaque que tem seu vasto sítio paleontológico. Abriga importantes centros culturais, como o Museu de Paleontologia do Cariri e o Casarão Cultural Felinto da Cruz Neves. Tem outros pontos atrativos, como o Pontal de Santa Cruz, com mirante e restaurante típico localizado há 750 metros de altitude acima do nível do mar, e a Euroville, um conjunto de casas em uma fazenda que representa diferentes países europeus. Tem como padroeira Nossa Sra. Sant'Ana, a qual divide a simbologia  e o culto religioso com a jovem Benigna Cardoso da Silva, conhecida como a heroína da castidade.


Santana do Cariri destaca-se também pelo comércio de produtos feitos manualmente na Associação Santanense de Apoio ao Artesão.Os turistas podem comprar artesanato típico feito em renda, bordado, couro, cerâmica e pintura. Na gastronomia, destaque para a galinha à cabidela e baião-de-dois com pequi. Atualmente tem cinco distritos, Dom Leme, Brejo Grande, Anjinhos, Araporanga e Pontal da Santa Cruz.
Reportagem: Jornalista Amaury Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário