http://picasion.com/

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

SECA Açudes do Ceará estão com menos de um quarto da capacidade

No Ceará, 21 açudes estão com volume abaixo de 1%. Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), número deve crescer, já que muitos reservatórios estão com menos de 5%
Os reservatórios do Ceará acumulam menos de um quarto da capacidade, operando com 24,4%. É o menor percentual do ano, conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 149 açudes mapeados, 119 estão com volume inferior a 30%. Desses, 21 estão com menos de 1%. A previsão da companhia é que a média no Estado chegue a 20% em janeiro.
Este ano é o terceiro consecutivo no Ceará de chuvas abaixo da média. A situação é mais crítica nas regiões das bacias do Sertões de Crateús (1,2% do volume), do Curu (3,3%), do Litoral (12,7%), do Acaraú (17,2%) e de Banabuiú (11,4%) - “esses dois últimos com grandes perímetros irrigados”, lembra o chefe de gabinete da Cogerh, Berthyer Peixoto. “A região do Sertão Central mostra maior vulnerabilidade”, completa.
Conforme o órgão, entre as ações realizadas, os três pilares são operações com carros-pipa para comunidades difusas e distritos, perfuração de poços profundos e adutora de montagem rápida. “Outra iniciativa é a suspensão de novas outorgas para irrigação de culturas temporárias. O objetivo é priorizar o consumo humano”.
A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), incluindo o Complexo Portuário do Pecém, destaca Peixoto, se encontra em segurança hídrica razoável devido ao açude Castanhão. “Se configurar a tendência desenhada pela Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos) de um ano de El Niño, ainda assim vai restar no Castanhão uma reserva, e ainda tem o Orós”, esclarece.
Apesar de descartar o risco de desabastecimento, ele alerta para a importância do uso consciente da água. Mesmo com quadra chuvosa abaixo da média e sem recarga dos açudes, “acontece o uso como se estivesse em um momento oportuno. São necessárias campanhas”.
Açudes secos -  Em setembro, 15 açudes estavam com volume abaixo de 1% da capacidade, sem condições de captação de água para o consumo humano, secos ou com apenas lama no fundo, conforme O POVO noticiou no mês passado. Até ontem, a relação havia subido para 21. 

As bacias do Curu, com seis açudes, do Alto Jaguaribe e dos Sertões de Crateús, com cinco açudes cada, são as que mais concentram reservatórios secos. “Tem que esperar quadra chuvosa e buscar água nos reservatórios que têm capacidade hídrica. Essa lista vai aumentar porque tem açudes com 3% e 5%”. Peixoto esclarece que esses lugares podem ser classificados como volume morto. “Mas o percentual (para ser volume morto) depende de cada reservatório. Pode ser de 10%, de 5%”.
Serviço -  Acompanhe o nível dos açudes no Ceará - Acesse: www.hidro.ce.gov.br
Saiba mais -  De acordo com a Cogerh, as obras da adutora emergencial de Canindé estão 87% concluídas. As tubulações levarão água do açude General Sampaio - que está com 3,5% do volume - para os municípios de Canindé e Caridade.
A previsão de conclusão é a segunda quinzena de novembro, entre os dias 15 e 20. Canindé fica no Sertão Central do Ceará e tem regiões que sofrem há mais tempo com a falta de água. 
Os últimos três anos foram de precipitações abaixo da média e recarga incipiente nos açudes. Em 2012 choveu 51% abaixo da média; em 2013, 31%; neste ano, o índice foi 33% abaixo da média na quadra chuvosa. Fonte: OpOvoOnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário