segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Projeto Empreendedor Juvenil abre duas mil vagas em 54 cidades do CE

Selecionados receberão assistência técnica e prêmio em dinheiro. Vagas são abertas em 54 cidades do Ceará, diz secretaria.

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) está com inscrições abertas para 2.000 vagas do Projeto Empreendedor Juvenil, que atenderá 54 municípios. Em Fortaleza, 350 vagas são disponibilizadas e os jovens interessados em se capacitar e desenvolver seus próprios negócios podem se inscrever no estande da STDS, instalado na Praça de Convivência do Shopping RioMar.

Dos 2.000 jovens capacitados, 200 terão seus planos de negócio escolhidos para desenvolvimento. Os selecionados receberão assistência técnica e gerencial para montagem e gestão dos projetos e serão encaminhados para financiamento no Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Os cinco melhores planos receberão, ainda, prêmios entre R$ 500 e R$ 3 mil. Os interessados em participar do programa devem ter renda per capta familiar de até meio salário mínimo e não estar inscritos em outro curso de qualificação profissional da STDS.

“Sempre digo que é fundamental o cearense estar sempre se capacitando, se reciclando, pois o mercado é competitivo. Na primeira edição deste projeto, 250 planos de negócios deveriam ser selecionados, mas tivemos que estender a meta de atendimento para 412 por conta da produtividade dos nossos alunos”, aponta o titular da STDS, Josbertini Clementino.

O Empreendedor Juvenil qualifica para gestão de negócios jovens de 18 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, que estejam cursando os ensinos fundamental, médio ou que sejam egressos da rede pública de ensino.

Os cursos serão realizados ao longo de três meses e devem abranger temas como Empreendedorismo, Inclusão Digital, Mundo dos Micro e Pequenos Negócios, Elaboração de Plano de Negócios e Ferramenta e Correção do Plano de Negócios. São parceiros nesta ação a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome de Fortaleza (Setra), o Instituto Federal do Ceará (IFCE), o Banco do Nordeste (BNB), a ATN e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE).

Municípios participantes - Além de Fortaleza, participam do Empreendedor Juvenil os municípios de Várzea Alegre, Juazeiro do Norte, Mauriti, Aurora, Barro, Milagres, Acopiara, Icó, Baixio, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Jaguaruana, Cascavel, Itarema, Trairi, Itapajé, Apuiarés, Aracoiaba, Capistrano, Itapiuna, Mulungu, Palmácia, Redenção, Barreira, Guaramiranga, Baturité, Tianguá, Viçosa do Ceará, Quixadá, Mombaça, Quixeramobim, Ibicuitinga, Banabuiú, Canindé, Caridade, Paramoti, Sobral, Forquilha, Ipueiras, Independência, Santa Quitéria, Nova Russas, Aiuaba, Arneiroz, Quiterianópolis, Parambu, Tauá, Jaguaribe, Pereiro, Jaguaribara, Morada Nova e Nova Iracema.

Serviço:
Seminário Empreender 2016
Fortaleza: a partir deste sábado, 3 de setembro, sempre das 14h às 20h.
Locais: Estande da STDS no Shopping RioMar – Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1.500, Papicu (Praça de Convivência) e escolas parceiras. (ver lista no link acima)
Demais municípios: a partir de segunda-feira, 5 de setembro.
Locais: escolas parceiras. (ver lista acima).
Do G1 CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário