segunda-feira, 17 de agosto de 2015

No Paraná: Galinha bota 'ovo dentro de ovo'

Ovo gigante foi encontrado por criador nesta sexta-feira (7), em Castro. Situação ocorre quando ovo não é botado e acaba envolvido por outro.
Uma das 16 mil galinhas de Adilson Machado, de 35 anos, costuma botar ovos gigantes. Mas não é só isso. Quando a casca de um deles é quebrada, há outro ovo dentro. A situação já ocorreu quatro vezes na granja do criador em Castro, na região dos Campos Gerais do Paraná. A última foi nesta sexta-feira (7). Assista ao vídeo.
“O ovo que traz outro dentro é bem maior e mais frágil que o normal”, explica. Ainda de acordo com o criador, o ovo duplo quebra antes mesmo de ser colocado na embalagem para vender. “Acredito que dá para usar as duas gemas normalmente, nunca tentei”, afirma. Curioso sobre os ovos duplos, Adilson diz que já procurou uma explicação.
 
O que acontece - O aparelho reprodutor da galinha funciona da seguinte maneira: o ovo sai do ovário e chega à vagina já formado. Se ele não é expelido pela cloaca, acaba ficando no canal por onde desceu e, assim, encontrando pelo caminho outro ovo em formação.
"Um ovo duplo é formado quando um ovo já pronto não é botado e o ovo seguinte envolve esse ovo que já estava pronto. É uma situação rara", explica a veterinária Paula Mangini. Ainda segundo Paula, a situação pode ocorrer devido a uma doença ou má formação.
Dói? - O veterinário Renato Dalcin Segala explica que o ovo gigante ou duplo não causa nenhum sofrimento à galinha. "A casca do ovo só fica rígida, dura, quando entra em contato com o ar. Enquanto ela está em contato com o organismo, tem uma característica gelatinosa, o que facilita a saída do ovo", conclui. Via G1.Com/Pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário