http://picasion.com/

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dragão do Mar prorroga até a próxima quarta (29) as inscrições presenciais para a nova Temporada de Arte Cearense

Com o objetivo de atender aos anseios da classe artística, o centro de arte e cultura altera edital de teatro e lança termo de compromisso público 

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura prorrogou até a próxima quarta-feira, 29 de abril de 2015, o prazo para inscrições presenciais nos editais culturais,  documento que regulamenta o processo seletivo dos projetos que comporão a Temporada de Arte Cearense, parte da programação do centro de arte e cultura, nos anos de 2015 e 2016. As inscrições efetuadas via correio continuam com data de postagem até o dia 24 de abril de 2015.

A medida foi tomada com o objetivo de atender aos anseios de artistas, coletivos e profissionais da área cultural, tendo em vista que, após novo momento de diálogo com os interessados de algumas linguagens, pontos do Edital foram revistos e alterados. As alterações serão publicadas ainda nesta sexta-feira (24) no sitewww.dragaodomar.org.br, onde o centro de arte e cultura publicará Adendo ao Edital e lançará termo de compromisso público com os artistas, grupos, companhias de Teatro e Dança. 

Para a elaboração dos Editais Culturais 2015/2016, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura convidou consultores de cada uma das 09 linguagens (teatro, dança, música, cinema, artes visuais, circo, literatura, performance e fotografia)  e categoria Pontos no Dragão para apresentar uma proposta a ser discutida com as classes artísticas e agentes culturais. De 02 a 09 de março, foram realizados encontros abertos ao público com cada uma das categorias do edital, amplamente divulgados à imprensa e nos canais de comunicação do Dragão, momento destinado à discussão de ideias e solução de dúvidas sobre a proposta do documento. Os encontros objetivaram, sobretudo, convidar todos os interessados a apresentarem suas propostas, num processo de diálogo e construção coletiva.

Mesmo após os encontros, no dia 15 de abril, o Fórum Cearense de Teatro e o Fórum de Dança do Estado do Ceará publicaram carta na qual expressavam insatisfação com o documento finalizado.

A valorização da classe artística, o incremento da programação, a formação de plateias e a democratização do acesso à arte e cultura do nosso Estado são princípios que norteiam todas as ações e os projetos do Dragão do Mar. Por isso, e acreditando no diálogo como a melhor via para sanar a questão, o Dragão do Mar convidou os grupos para uma nova conversa, reunião que resultou em alterações de alguns pontos dos editais, bem como no estudo de mudanças estruturais do Teatro Dragão do Mar, palco para algumas das apresentações artísticas.

Mudanças - Entre as mudanças decorrentes do diálogo, o tempo de apresentação dos grupos e artistas iniciantes foi ampliado de 40 para 120 minutos, bem como ampliado também o tempo de atuação requerido pelos proponentes. A proposta inicial previa a seleção de 194 projetos. Agora, serão 206 projetos contemplados. Se antes as ações provenientes dos editais somariam 438, com as mudanças serão 498.  
Já no último dia 22 de abril, os grupos foram novamente convidados a participar de reunião com o arquiteto Fausto Nilo, um dos responsáveis pelo projeto arquitetônico do Dragão do Mar, para estudar propostas de mudança na infraestrutura do teatro.

Editais Culturais 2015/2016 - Os Editais Culturais 2015/2016, editais de ocupação do Dragão do Mar foram lançados no dia 24 de março deste ano. Com inscrições abertas deste o dia 26 de março, os editais selecionarão os projetos que formarão a nova Temporada de Arte Cearense do Dragão. Com investimento de R$ 1,3 milhão, os editais apresentam avanços importantes. Além de reajustes nos recursos destinados ao pagamento dos cachês e inclusão de duas novas linguagens (Fotografia e Performance) e da categoria Pontos de Cultura, outros espaços de exibição foram incluídos, tanto no Dragão do Mar, quanto no Centro Cultural Bom Jardim. O projeto visa ainda ao incentivo para que cada vez mais artistas, coletivos, pesquisadores e produtores do interior do Ceará participem.
-- 
Assessoria de Comunicação e Marketing
Instituto Dragão do Mar
Telefones: 85 3488.8625/ 8970.8081

Nenhum comentário:

Postar um comentário