http://picasion.com/

terça-feira, 15 de abril de 2014

Deputado Irapuan Pinheiro: Semana Saúde nas Escolas

Em Deputado Irapuan Pinheiro, Numa parceria das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, foi realizada nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, a Semana Saúde na Escola.

Instituída em 2012 com o objetivo de promover ações do Programa Saúde na Escola (PSE), esta semana de visita, exercício, orientações e vários tipos de abordagens na área de saúde, contempla uma forte parceria das equipes de Saúde da Família, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Academia da Saúde.

Dentro desta filosofia de trabalho, a cada ano um novo tema de mobilização será trabalhado nas escolas pelas equipes de saúde e de educação, com repasse de incentivo financeiro dos municípios que aderirem.

A intenção é que a partir das ações realizadas na Semana Saúde na Escola a promoção e prevenção de agravos à saúde aproximem as equipes de atenção básica e as equipes das escolas, fazendo parte do cotidiano escolar. 

Tendo em vista o sucesso da Semana Saúde na Escola em 2012 e 2013 com o tema de prevenção à obesidade e a visibilidade que as práticas corporais passam a ter no cenário nacional com a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, o tema para Semana Saúde na Escola em 2014 será: “práticas corporais, atividades físicas e lazer”. 

As práticas corporais, atividades físicas e o lazer são importantes aliados na promoção à saúde, uma vez que através da realização destas ações é possível proporcionar uma maior afetividade e integração entre as pessoas, e, com isso, favorecer a inserção social. Além disso, é possível estabelecer uma relação de melhora nos determinantes biológicos de saúde e do no desenvolvimento cognitivo das pessoas.

Considerando a cultura corporal do movimento humano na ampla diversidade cultural do território brasileiro, é importante reconhecermos como dispositivo de saúde e produção de vida os diferentes modos de viver das pessoas, conseqüentemente, necessário ponderarmos a diversidade de possibilidades de realização de práticas corporais, atividades físicas e de lazer, uma vez que estas também estão relacionadas à expressão das identidades locais da população.

Com a realização da Copa do Mundo em nosso país no ano de 2014, devemos nos preocupar quanto ao caráter competitivo que o “esporte moderno” excessivamente projetado pela mídia, interpela o imaginário dos nossos escolares. Para isso, propomos que tal fato seja objeto de nossa reflexão e ação, considerando com isso, a relação entre a saúde e práticas corporais, atividades físicas e lazer. Logo, a nosso ver, existe uma necessidade de ampliação da oferta dessas atividades, bem como, adaptação e resignificação das atividades esportivas no âmbito escolar, para que estas, sem correr o risco de descaracterização, estejam mantidas como modalidades de maior acesso e inserção de uma maior diversidade e convívio pacífico entre as pessoas.

É importante reforçar que prática corporal é para todos independente de raça, idade e qualquer tipo de diferença, devendo ser abordada numa perspectiva de cultura de paz e direitos humanos, abarcando a diversidade, reconhecendo a cultura local e estabelecendo condições iguais de oportunidade.

Informação é de Ricardo Jorge Quirino Pinheiro, coordenador municipal da atenção básica  da saúde em Deputado Irapuan Pinheiro. (Com Base  no Texto do Dr. Ricardo Quirino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário