http://picasion.com/

domingo, 8 de dezembro de 2013

festejos de Natal Esquetes e cantatas no Sertão Central

Quixadá. Enquanto as duas maiores cidades do Centro do Estado, Quixadá e Quixeramobim, ainda finalizam a decoração de Natal nas suas principais praças, atores e atrizes, de todas as idades, se preparam para subir ao palco do Centro Cultural Rachel de Queiroz, na Praça da Cultura, ao lado do Chalé da Pedra, no Centro deste município. Eles participam, a partir da próxima quarta-feira, dia 11, do tradicional Festival de Esquetes Teatrais, promovido pela Fundação Cultural Rachel de Queiroz, realizado naquele espaço cultural. As apresentações seguem até a sexta, dia 13.

Os grupos começam a se apresentar no Festival a partir do próximo dia 11, no Centro Cultural Rachel de Queiroz, na Praça da Cultura, em Quixadá FOTO: ALEX PIMENTEL
Na programação, com início previsto para as 19 horas a cada noite, está prevista também a apresentação de lapinhas vivas, reisados e pastoris. Além de Quixadá, grupos de Quixeramobim, Banabuiú, Canindé, Ibaretama e Itatira participam da festa. Um deles é o Reisado do Mestre Piauí, de Quixeramobim, um dos mais conhecidos e respeitados no Estado. Ele é um dos Mestres da Cultura do Ceará.

De acordo com uma das organizadoras do Festival, a produtora cultural e também atriz Iris Freitas, as esquetes serão divididas nas categorias infantil e adulto. Haverá premiação. O melhor ator, melhor atriz, ator revelação, atriz revelação, coadjuvante masculino, coadjuvante feminino, maquiagem, figurino, adereço cênico, melhor texto, direção, diretor revelação também serão premiados. "Vários grupos se inscreveram. Prometem surpreender o público", explicou.

Os 12 grupos participantes da Cantata de Natal receberão R$ 500,00 cada um como prêmio de participação. O espetáculo complementará as noitadas especiais de abertura dos festejos natalinos graças a Iris Freitas. Este ano ela conquistou os recursos para realização da Cantata de Natal. Enviou o projeto para o X Edital Ceará de Luz, na categoria festejos regionais natalinos. Foi um dos aprovados pela Secretaria Estadual da Cultura (Secult) através da Lei Nº 13.811. A verba disponibilizada foi suficiente para preparar os espetáculo e garantir a premiação dos participantes.

Um deles será a Companhia Cotinha de Teatro, com 13 anos em atividade. Eles seguem de Banabuiú para apresentar uma adaptação da peça "A noite é uma criança morta". Segundo o diretor da Companhia, Simão Cavalcante, quatro atores dividirão o palco para contracenarem a obra de Marcelo Freire, um autor pernambucano.

"Para transformar o conto urbano em esquete eles fizeram uma adaptação. É muito importante participarmos de festivais, principalmente sob o olhar de uma comissão crítica. Assim sabemos se a nossa performance está agradando ou não".

Entretanto, além das encenações no palco, diante dos refletores e do público, a proposta cultural tem como objetivo difundir, fomentar e conhecer a cultura tradicional cearense.

Programação - Durante os três dias haverá momentos de formação, reflexão, mostrando a arte como meio de transformação, promovendo momentos de paz, liberdade, valorização da festa natalina e conhecimento através de oficinas e rodas de diálogos. O ápice do projeto ocorre com o IX Festival de Esquetes Teatrais de Quixadá e a I Cantata de Natal. Tanto as apresentações como as oficinas são abertas ao público.

A dona-de-casa Lindaurea Moreira acompanha há cinco anos os três filhos até o Centro Cultural. Hoje, a filha mais velha, Lidiane, com 12 anos, sonha se tornar bailarina e a personagem principal da peça de Natal. "Ela encontrou a inspiração exatamente acompanhando as esquetes. São tão aguardadas quanto o Papai Noel", explicou a mãe. "São momentos como esse, sem muito luxo, mas com uma riqueza interior que abrilhantam estes tempos de festas, muito mais do que qualquer luz e até mesmo de uma estrela".

ALEX PIMENTEL COLABORADOR DN.

Mais informações: Secretaria de Cultura e Turismo de Limoeiro do Norte (Secult), Rua Cel. José Nunes, 571, Centro, Telefone: (88) 3423.2267, email: secultlimoeirodonorte@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário