http://picasion.com/

terça-feira, 16 de julho de 2013

Meteorologia Chuva rompe barragem na região do Vale do Jaguaribe

Limoeiro do Norte. A chuva das últimas 24 horas atingiu 92 municípios cearenses, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme). Para os meteorologistas, a chuva já era esperada, mas o volume para este mês de julho superou as expectativas, ficando 68% acima da média para o mês. Os maiores volumes foram registrados no Sertão Central e no Alto Jaguaribe, chegando a romper um açude no município de Jaguaretama.

O Açude Paróquia, localizado próximo ao centro da cidade de Jaguaretama, na região Jaguaribana, a 240 km da capital, sangrou no início da manhã de ontem. A chuva, que teve início na noite de ontem por volta das 20 horas, durou por toda a madrugada. No município foi registrado o volume de 114 mm, a segunda maior precipitação.

De acordo com informações do radialista Valdízio Bezerra, a forte chuva que também caiu na zona rural do município foi responsável por arrombar a parede de um açude particular, no Sítio Boa Sorte, que fica a 8 km da sede. "Como é numa propriedade privada, não há nenhuma vila por perto. A água foi toda para o açude castanhão", afirma Bezerra diante do que foi apurado.

Valdizio ressalta ainda que para a população, mesmo sendo em julho tem chovido o mesmo volume do que é registrado em época de quadra chuvosa.

Ainda de acordo com ele, cerca de 10 açudes estão cheios, mas tendem a esvaziar, pois a água é coletada toda pelo Castanhão. Sobre prejuízos, Bezerra afirma que o único problema foi com a passagem do Riacho da Arara, distante a 25 km da sede do município, onde dá acesso à comunidade rural de Bom Jardim. O trecho esta intransitável porque o grande volume de água interrompeu a passagem no final de semana.

Característico - A maior chuva foi registrada na cidade de Madalena, no Sertão Central, alcançando 127 mm. Também choveu acima de 50 milímetros nas cidades de Quixeramobim (76 mm), Guaramiranga (75.4mm) Iracema (66 mm), Boa Viagem (56 mm), Ipueiras (55 mm), Banabuiu (54.2), Quixadá (52.3) e São Benedito (51 mm). Segundo o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, o volume de chuva característico do pós-estação era esperando, mas a surpresa foi o volume em algumas cidades. "Existem chuvas no pós-estação principalmente no mês de julho, mas no geral elas não são tão intensas, são isoladas, rápidas, passageiras, com pouca intensidade. Mas choveu bem, com mais intensidade nas regiões Centro-norte cearense e Jaguaribana. Já estamos com 68% acima da média para o mês de julho, até o momento, então ainda estamos na metade do mês", afirma. Fritz explica que estas instabilidades vieram do oceano, em direção ao continente e que associados a umidades muito altas são propícios a ocorrer precipitações.

"Nesta época do ano essas nuvens costumam se formar desde o rio Grande do Norte até Alagoas, com direção ao Ceará. Para nossa surpresa no Ceará houve intensidade, mas deverá esta perdendo força nos próximos dias, ao se aproximar do Piauí", ressalta Fritz. Leia matéria completa: DiáriodoNordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário