sexta-feira, 17 de julho de 2015

Prefeita de Santana do Cariri Danieli de Abreu Machado trabalha incansavelmente pelo município

A prefeita de Santana do Cariri, Danieli de Abreu Machado, no dia de abertura dos festejos da padroeira do município, Senhora Sant'Ana, esteve inaugurando quatro obras importantes para o povo santanense, dentre elas, a Sala de Estabilização do Hospital Municipal Nossa Senhora Santana, a reforma do Centro de Saúde Zilmar Cidade Nuvens, a Academia da Saúde e a abertura da Rádio Fm Educativa Vale do Buriti 95,9.
A Prefeita Danieli de Abreu Machado, disse ter se sentido bastante feliz por estar ao lado da população de Santana do Cariri, autoridades municipais, e do Deputado Federal José Arnon Bezerra, inaugurando essas obras e sobre tudo, com o sentimento de dever cumprido após, uma intensa luta e ter pegado o município, com inúmeras dificuldades. "Hoje estarmos vendo ser realizado o início de sonho da população, foi de fundamental importância inaugurarmos a sala de estabilização do Hospital Municipal Nossa Senhora Santana, porque foram investidos recursos próprios, e devido os municípios estarem passando por um serie de dificuldades com a saúde, tivemos que olhar para isso como foco. É uma aquisição importante, principalmente por contemplar toda a população, independente de seu nível social, em situações de emergência cardio-respiratória, tendo em vista que o município de Santana do Cariri, é distante dos centros maiores do Cariri, e pela distância e tempo gastos até chegar em Crato, Juazeiro ou Barbalha, o paciente sendo previamente estabilizado, lhe assegura mais chances de sobrevivência, pois sabemos o quanto o tempo é importante para salvar uma vida", afirmou Daniele.
Outro, marco foi a inauguração da Rádio FM Educativa Vale do Buriti. que era uma luta antiga para que Santana do Cariri, tivesse um meio de comunicação que viesse interligar esse município às demais cidades da região do Cariri. "Há mais de cinco anos que esse projeto se encontrava engavetado em Brasília, onde fui a luta e consegui a autorização do Ministério das Comunicações para o seu funcionamento. A rádio vai deixar o nosso povo bem informado, dando voz e vez a população Santanense, trazendo também entretenimento, utilidade pública, entre outros".
Em relação à terceira obra inaugurada, a reforma do Centro de Saúde Zilmar Cidade Nuvens, a gestora fez questão de mencionar que ao ser eleita, encontrou aquela estrutura em ruínas, e conseguir recursos para uma reforma geral foi uma de suas prioridades, pela tal se empenhou ao máximo.
A última das obras inauguradas na manhã deste dia 16 de julho foi a Academia de Saúde; "É uma alegria entregar mais um benefício importante para a população de Santana. sabemos que atividade física é um pré-requisito de saúde e esse espaço será a partir de agora fundamental para a juventude e população em geral desenvolva hábitos mais saudáveis de vida, praticando atividade física e ao mesmo tempo constitui-se um espaço de lazer e ponto de encontro. [e importante considerarmos todos que este é mais um bem público, e que é responsabilidade de toa a população zelar pela integridade dos equipamentos". Daniele Machado informou ainda que a Prefeitura contratou uma professora de educação Física para que ela possa interagir com os munícipes, orientando os usuários da academia para que estes possam fazer seus exercícios de forma educacional, de maneira correta.
A Secretaria Municipal de Saúde Solange Cidade Nuvens, disse ter sido de fundamental importância a inauguração destas obras na área de saúde, porque proporcionarão uma mudança na qualidade de vida das pessoas. Sobre a sala de estabilização, Solange disse que é um beneficio essencial para a população em casos de urgência e emergência, e referente ao centro de Saúde, falou da preocupação da gestão em equipá-lo com um quadro técnico completo para o atendimento à toda a população dentro da sua territorialização, lembrando que os postos de saúde são a porta de entrada para os benefícios em saúde à população. "O atendimento básico eficiente é essencial", disse. Quanto à Academia da saúde, a secretária falou que será essencial para o combate ao sedentarismo, de modo que a população pode usufruir de um espaço agradável, gratuito, em tempo integral para suas atividades físicas. Solange ainda anunciou que em breve também será entregue á população a Sala de Obstetrícia do Hospital, que já está em construção, e garantirá ás gestantes do município, um parto humanizado com mais qualidade em seu atendimento.
Novas Obras
A Prefeita Daniele Machado também falou de outras que estão em andamento ou previstas para terem início breve. "Estou empenhada para vermos ser liberado outras obras estruturantes para atender a demanda populacional de Santana do Cariri, tanto a nível de Governo do Estado, quanto de Governo Federal. Nós tiramos o município da inadimplência, e isso nos torna aptos a firmar novos convênios com os Governos Estadual e Federal. Logo deveremos estar assinando a Ordem de Serviço para a construção de vários calçamentos na sede do município, e já estou pleiteando junto ao Governo do Estado, a construção do canal da rua São Pedro, que é uma área de risco, a fim de que danos maiores não venham ocorrer e possa prejudicar a comunidade ali residente próximo as suas margens. O governador Camilo Santana já me garantiu que é sensível a causa dos moradores. Também esteve na pauta um pedido ao Governador para a construção da rodovia que interligue a sede do município até o Pontal da Santa Cruz, um dos mais belos pontos turísticos de Santana e da região do Cariri, como alternativa de fortalecer o turismo cientifico e Paleontológico, além de dar uma maior comodidade às pessoas que residem no Distrito de Pontal da Santa Cruz, e lembrando que já existe uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Municipal quanto ao processo de revitalização do Pontal".
A unidade da Policia Militar de Santana do Cariri, de acordo com a Prefeita, recebeu novas acomodações e passou por uma substancial reforma, para que os policiais e seus comandados possam ter melhores condições de trabalho, e deem um atendimento mais condigno a população. A PM do município agora está instalada na residência que era do Juiz, com o consentimento do Tribunal de Justiça do Estado.
A construção do Corredor da Fé, avenida denominada Monsenhor Matioli, foi outra grande conquista, que já está em obra, com mais de duzentos metros de calçamento sendo feito toda a base de paralelepípedo, relatou Daniele Machado. "A obra vai contribuir para o fortalecimento do turismo religioso, visto que já estamos trabalhando junto a Diocese do Crato, e ao Vaticano em Roma, para vermos o mais breve possível a nossa heroína Menina Benigna Cardoso, ser beatificada. Nós, iremos inclusive para Roma, no mês de setembro para uma audiência com o papa Francisco, a fim de pedirmos maior celeridade no processo de beatificação da menina Benigna Cardoso, que poderá ser a primeira ser a primeira Santa do Ceará."
Outras preocupações e ações do Governo Municipal de Santana
A Prefeita informou que, mesmo diante das dificuldades financeiras que passam os municípios, Santana do Cariri está está com seus compromissos em dia, com o pagamento dos servidores sendo efetuado religiosamente em dia. "Tive, que fazer um decreto de emergência estabelecendo a redução dos salários da Prefeita, Vice Prefeito, Secretários Municipais e Assessores, para não termos que penalizar os servidores mais humildes, e sim continuarmos mantendo os pagamentos em dia como estamos", declarou, informando também que já assinou o decreto estabelecendo a adesão do município ao Programa Garantia Safra, e que já foi paga a contrapartida do município, e que agora espera que a Ematerce possa conceder o laudo técnico aos trabalhadores rurais que tiveram perca agrícola para que estes possam ser contemplados.

Ainda para benefício do trabalhador rural, a gestora informou que, no próximo dia 18, estará sendo instalada no município a Feira da Agricultura Familiar, em parceria com a Associação Cristã de Base - ACB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Cariri, Secretarias Municipais do Meio Ambiente e de Agricultura. Na Feira, serão comercializados produtos genuinamente orgânicos a um preço bem mais acessível para a população, em barracas padronizadas. Reportagem: Jornalista Amaury Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário