http://picasion.com/

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Leo Pinheiro participa do planejamento estratégico para a nova gestão do ConCidades

Nesta sexta-feira (21), os conselheiros que participam do planejamento estratégico para a nova gestão do Conselho Estadual das Cidadades do Ceará (ConCidades) discutiram os principais temas que definirão a linha de atuação do conselho para o triênio (2014-2016). Um dos primeiros estudos realizados pelo planejamento teve como objetivo elaborar a nova missão do ConCidades: "Contribuir na construção de cidades mais justas e sustentáveis, fortalecendo a política nacional de desenvolvimento urbano".

O representante da Federação das Entidades Comunitárias de Solonópole Leonardo Pinheiro participa das sugestões para as ações prioritárias caracterizadas pelas demandas e realidades das regiões do Ceará. As diretrizes abordadas são: capacitação dos conselheiros; discussão sobre metodologia de auxílio na criação e implementação dos Conselhos Municipais das Cidades; fortalecer os conselhos municipais; e por fim, traçar os objetivos para a execução dos comitês técnicos.As discussões formaram pautas que fomentaram o planejamento e definiu em categorias os campos de atuação do Conselho das Cidades.

Segundo Carlo Ferretini , secretário da Secretaria das Cidades, a realização do planejamento estratégico é uma ação democrática que estabelece, de forma dinâmica, as ações que serão competências do ConCidades. Para ele é fundamental que haja um controle social às ações do poder público. Fracalossi destaca que a missão da Secretaria das Cidades é atender todos os municípios do estado cearense nos quesitos de habitação, saneamento básico, mobilidade urbana. “Não pensamos apenas a Região Metropolitana de Fortaleza, o Cariri, ou região Norte. A nossa atuação contempla todos as cidades do Estado. O governo cearense tem firmado mais de 400 convênios com todos os municípios, promovendo o desenvolvimento urbano”, conclui.


ConCidades - O ConCidades foi criado por meio da Lei 14.558, de 21 de dezembro de 2009, como órgão colegiado de natureza permanente, de caráter propositivo, deliberativo, consultivo e fiscalizador e é formado por representantes do Poder público (indicados pelas instituições definidas em lei), e da sociedade civil (entidades eleitas na Conferência Estadual das Cidades). O ConCidades é articulado com o Ministério das Cidades, através do Conselho Nacional das Cidades. Foto: Leo Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário