http://picasion.com/

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Mais de 200 famílias de trabalhadores rurais de Banabuiú recebem Títulos de Terra


Iniciado no Ceará em 2004, o programa já teve o trabalho concluído em 109 municípios, dos 182 previstos para serem atendidos até a sua conclusão, em 2020.

Em solenidade realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), do Governo do Estado, 217 famílias de trabalhadores rurais de Banabuiú (a 223Km de Fortaleza) receberam os títulos das suas terras. Na cerimônia pública também foi assinada Ordem de Serviço para a instalação de um sistema de abastecimento d’água com módulos sanitários em uma comunidade do Município.

A ação é desenvolvida em conjunto entre a SDA, o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e Instituto Agropolos.

Segundo a SDA, dentre outras vantagens o Título de Terra oportuniza ao beneficiado a possibilidade de solicitar empréstimos nos bancos oficiais do País. O título de propriedade rural é o produto final do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária do Governo do Estado, desenvolvido em parceria com o Governo Federal.


De acordo com o último balanço do Idace, já foram entregues este ano 827 títulos de terra. Nos últimos dois anos (2015 e 2016) foram entregues 10.459 títulos de imóveis rurais, beneficiando 12.027 famílias, em 88 municípios.

Projeto São José - A solenidade, realizada na última sexta-feira (3), também marcou a assinatura da ordem de serviço para instalação de um sistema de abastecimento d’água com módulos sanitários nas comunidades de Ferrolândia e Muriá. As obras, do Projeto São José III, beneficiarão 130 famílias de Banabuiú. O investimento é da ordem de R$ 1.583.086,82.

O prefeito de Banabuiú, Francisco Hermes Nobre, conhecido como Edinho, comemorou o cumprimento da promessa feita em novembro do ano passado pelo secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, ressaltando que se Deus permitir, todas as famílias do seu Município terão água encanada na cozinha e nos banheiros das suas casas.

Conforme o supervisor de abastecimento d´água e esgotamento sanitário do Projeto São José, Fabrício Ximenes, também presente à solenidade, outros 10 municípios cearenses devem receber ordens de serviços para sistema de abastecimento d’água e módulos sanitários nos próximos meses.
Fotos: Prefeitura de Banabuiú
Fonte: Diário Sertão Central é o blog do Diário do Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário