Banabuiú - O mais animado carnaval do Centro do Estado vai continuar. A nova gestão está chegando com uma série de novidades, a começar pela sua identificação oficial, agora Governo Municipal de Banabuiú (GMB). Vai ter folia nas águas do rio Banabuiú, mela-mela na Praça 25 de janeiro e festa noturna no corredor da folia, na Avenida Queiroz Pessoa. De acordo com a assessoria do GMB todos os espaços serão abertos ao público. Não haverá cobrança de entrada.
A novidade do carnaval à beira-rio será a formação de um piscinão. O nível da água do açude Arrojado Lisboa está muito baixo. A válvula de dispersão está liberando apenas 400 litros por segundo, mas é o suficiente para barrar o curso no período para os brincantes poderem se refrescar do calor. Outra opção será o chuveirão, dessa vez com sistema de tratamento de água. Afinal são esperados mais de 80 mil visitantes, gerando uma economia de R$ 1 milhão para o Município.
A secretária de Cultura e Turismo, Lila Oliveira, e o diretor de Indústria e Comércio, Chrystian Aurélio se reuniram com os comerciantes e barraqueiros, totalizando 30 representantes, e definiu as demandas para o carnaval deste ano. O grupo solicitou a intermediação com os fornecedores dos produtos a serem vendidos, principalmente bebidas, pedindo concessão de prazo para o pagamento. A segurança também foi discutida no encontro realizado nesta quarta-feira (8). O Governo Municipal emitirá laudo para cada barraqueiro.
Veja o vídeo do tradicional mela-mela no entorno da Praça 25 de janeiro, no Centro de Banabuiú
Fonte: Blog Diário Sertão Central do Diário do Nordeste
A Secretaria das Cidades realizou, nesta quarta-feira (8), um seminário regional para discutir as medidas necessárias para a implantação do Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural (Siasar) em 25 municípios da Bacia Metropolitana. Estiveram presentes na reunião representantes das prefeituras dos municípios, do Banco Mundial, do Ministério da Integração e da Companhia de Água e Esgoto (Cagece).
Iniciado no Ceará em 2004, o programa já teve o trabalho concluído em 109 municípios, dos 182 previstos para serem atendidos até a sua conclusão, em 2020.
Em solenidade realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), do Governo do Estado, 217 famílias de trabalhadores rurais de Banabuiú (a 223Km de Fortaleza) receberam os títulos das suas terras. Na cerimônia pública também foi assinada Ordem de Serviço para a instalação de um sistema de abastecimento d’água com módulos sanitários em uma comunidade do Município.
A ação é desenvolvida em conjunto entre a SDA, o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e Instituto Agropolos.
Segundo a SDA, dentre outras vantagens o Título de Terra oportuniza ao beneficiado a possibilidade de solicitar empréstimos nos bancos oficiais do País. O título de propriedade rural é o produto final do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária do Governo do Estado, desenvolvido em parceria com o Governo Federal.