http://picasion.com/

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Fiéis fazem caminhada de 7 km a pé em Banabuiú em homenagem a São Sebastião

Fiéis fazem percurso a pé, de Banabuiú a Laranjeiras (Fotos: José Avelino Neto)Fiéis fazem percurso a pé, de Banabuiú a Laranjeiras (Fotos: José Avelino Neto).
Banabuiú. Fiéis deste Município, do Sertão Central cearense, comemoraram hoje o dia de São Sebastião. A devoção foi representada através de uma caminhada de sete quilômetros a pé. Os fiéis saíram da praça 25 de Janeiro às cinco da manhã. No percurso, cantavam músicas de louvor, entoavam palavras de fé, pediam chuva ao padroeiro do distrito e rezavam o terço. O ato é uma tradição na cidade.

O percurso é feito a pé. Cerca de 100 pessoas participaram do ato. Os raios do nascer do sol que refletem no branco das vestimentas dos fiéis provocam uma linda imagem, ao contrastar com o dourado seco da vegetação do sertão. Durante a caminhada, eles entoam cânticos de louvor e rezam orações de fé.

Café da manhã é servido aos devotos de São Sebastião ao final da caminhada, em frente à igreja, em LaranjeirasCafé da manhã é servido aos devotos de São Sebastião ao final da caminhada, em frente à igreja, em Laranjeiras.

A caminhada já acontece há mais de dez anos. Nos últimos tempos ela passou a se desvincular da paróquia e passou a ser organizada por um grupo de comerciantes que são devotos de São Sebastião. Na chegada, em Laranjeiras, os fiéis foram recepcionados com um café da manhã comunitário. Uma procissão com uma imagem do santo pelas vilas do distrito seguida de uma missa, em memória e agradecimento às graças alcançadas pelos fiéis e atribuídas ao santo, foi celebrada.

O momento é bastante aguardado por fiéis que pagaram promessas e oram em memória dos mortos no acidente fatal entre duas topiques, no ano de 2003, que deixou mais de 20 mortos de Banabuiú, gerando grande comoção local e repercussão estadual.

No Ceará São Sebastião é padroeiro de sete paróquias, duas delas são as de Pedra Branca e Choró, no Sertão Central (as demais são em Monsenhor Tabosa, Nova Olinda, Larvras da Mangabeiras, Mulungu e Auiarés). O santo também é copadroeiro de Aquiraz e Ipauimirm. Além disso a imagem mística de São Sebastião é celebrada em centenas de capelas em distritos e vilas ruais no interior do Estado.
Por Diário Sertão Central DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário