http://picasion.com/

sexta-feira, 21 de junho de 2013

3.240 novas vagas para capacitação de jovens do Interior

Primeiro Passo
Nesta sexta-feira (14) o Secretário do Trabalho, Evandro Leitão, se reúne com representantes de 58 prefeituras e 73 associações, para juntos, celebrarem convênio para capacitação de mais 3.240 jovens do Interior do Estado. Ao todo, serão formadas 162 turmas para cursos de iniciação profissional, pelo projeto Primeiro Passo. Além da capacitação com duração de quatro meses, os jovens, na faixa etária de 16 a 23 anos, receberão bolsa capacitação no valor de R$ 100,00, material didático, fardamento, certificado e lanche.

Entre os cursos mais procurados estão: assistente administrativo, hardware, agente operacional na área do turismo, informática avançada, mecânica de motos, agente operacional na área de vendas, serigrafia artesanal, auxiliar administrativo, costureiro, cabeleireiro, eletricista predial, dentre outros. Os interessados devem procurar as prefeituras municipais, onde serão feitas as inscrições.

A ação é parte das atribuições do Projeto Primeiro Passo, da STDS, que, além de promover a capacitação profissional, facilita a inserção dos jovens no mercado de trabalho, abrindo às portas das empresas e gerando oportunidades de uma vida digna e fora das ruas. Por meio do Primeiro Passo, a STDS fechou 2012, com 48 mil jovens capacitados, em várias frentes. A meta para 2013 é capacitar mais 10 mil jovens.

Formação Cidadã - Nesta terça-feira, 11, a STDS entregou ao mercado de trabalho mais 1.059 jovens capacitados em diversas áreas dos setores da indústria, comércio e serviço, pelo projeto Primeiro Passo. A solenidade, ocorrida na Assembleia Legislativa do Ceará, contou com a participação do titular da pasta, Evandro Leitão, e de todos os alunos capacitados pelo projeto, que a partir de agora, estarão aptos, a ingressar no mercado formal de trabalho, como profissionais.

Qualificação Cidadã - O projeto Primeiro Passo atua em três frentes. Na linha Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante quatro meses nas unidades do Programa. Na segunda linha de atuação, Aprendiz, o estudante é ocupado com aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.

Os jovens interessados em participar do Projeto precisam estudar em escola pública, ter renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, CTPS, comprovante de endereço e de residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.

Municípios participantes - Acarape, Acaraú, Acopiara, Amontada, Antonina do Norte, Apuiarés, Aquiraz, Aracati, Aracoiaba, Aratuba, Araripe, Baixio, Banabuiú, Barreira, Barro, Baturité, Beberibe, Boa Viagem, Campos Sales, Canindé, Capistrano, Caridade, Cariús, Carnaubal, Cascavel, Caucaia, Choró, Chorozinho, Crato, Cruz, Eusébio, Farias Brito, Fortim, General Sampaio, Groaíras, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Icapuí, Icó, Iguatu, Itaiçaba, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Itatira, Jaguaribara, Jaguaruana, Jaguaribe, Jardim, Juazeiro do Norte, Jucás, Madalena, Maracanaú, Maranguape, Marco, Massapê, Meruoca, Miraíma, Missão Velha, Moraújo, Morrinhos, Morada Nova, Mucambo, Pacajus, Pacoti, Palmácia, Paraipaba, Pindoretama, Potiretama, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, Redenção, Salitre, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, São Luís do Curu, Senador Pompeu, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tejuçuoca, Tianguá, Trairi, Ubajara, Umirim, Uruoca, Uruburetama, Varjota e Viçosa do Ceará.

Data: 14 de Junho (Sexta-Feira) - Horário: 10 horas
Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230 – Joaquim Távora

Mais informações: 3101.1647 | 3101.1553 - Assessoria de Comunicação da STDS - Carlos Eugênio Saraiva ( imprensa@stds.ce.gov.br /  8878.8510 - 3101.2089 / 2099)

Nenhum comentário:

Postar um comentário