http://picasion.com/

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Banabuiú ganha nova zona eleitoral e faz recadastramento biométrico dos eleitores

CaucaiaA cerimônia de instalação da 123 ZE, acontecerá às 9 horas desta nesta quarta-feira, 19, no local aonde funcionará a nova zona, na rua José Rocha, nº 483, no Centro de Caucaia, com a presença do presidente do TRE-CE, des. Abelardo Benevides Moraes, e da vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desa. Nailde Pinheiro Nogueira.
A instalação da nova zona eleitoral em Caucaia faz parte do processo de rezoneamento, que vem sendo implantado pelo TRE-CE, visando à melhor distribuição do eleitorado no interior do Estado. Com isso, o município de Caucaia, o único do Estado, além da capital, com mais de 200 mil eleitores, passará a contar com três zonas eleitorais, podendo, se necessário, realizar o 2º turno nas eleições de 2016.
Logo após a instalação da 123ª ZE, o TRE iniciará, oficialmente, o início do recadastramento biométrico dos eleitores de Caucaia, de forma ordinária , em solenidade na Central de Atendimento ao Eleitor, que fica na rua Coronel Correia, nº 1540, no Centro de Caucaia.
Assim como acontece em Fortaleza, para as eleições de 2016, os eleitores de Caucaia não são obrigados a fazer o recadastramento biométrico. Mas o TRE disponibilizará o agendamento para o atendimento aos eleitores e espera realizar o recadastramento de pelo menos 20% do eleitorado do município até o próximo ano.
Rezoneamento - O processo de rezoneamento tem como objetivo a redistribuição do eleitorado e o redimensionamento das jurisdições eleitorais no Ceará para melhorar a qualidade dos serviços nos cartórios eleitorais. Os principais critérios que nortearam o processo foram o número de eleitores por zona eleitoral, o número de municípios por zona, o acesso à sede da zona, a estrutura física do cartório eleitoral e a melhor distribuição de pessoal.
O rezoneamento iniciou, no último dia 24 de junho, com a instalação das zonas eleitorais em Ocara e Caridade, no lugar de Meruoca e Frecheirinha, que deixaram de ser zonas. No dia 31 de julho, Horizonte e Itaitinga passaram a ser sedes de zonas, substituindo Groaíras e Farias Brito.
Depois de Caucaia, o TRE-CE já programou a instalação de zonas eleitorais nos municípios de Amontada, na próxima sexta-feira, 21/8, e Paraipaba, no dia 28/8.
O Rezoneamento traz impacto imediato em 9 municípios (Groaíras, Meruoca, Frecheirinha, Porteiras, Cariús, Itapiúna, Farias Brito, Mulungu e Marco), que deixam de ser sede de zona, e em outros 9 municípios (Horizonte, Amontada, Eusébio, Itarema, Itaitinga, Caridade, Paraipaba, Ocara e Banabuiú), que passam a ser sede de zona eleitoral. Além dessas mudanças, Itapipoca perde a 123ª ZE (fica apenas com a 17ª ZE), para o município de Caucaia, que passa a contar com 3 zonas eleitorais (37ª, 120ª e 123ª ZEs). Todos os municípios-termo referentes a essas zonas eleitorais também estão envolvidos no processo de Rezoneamento do TRE-CE. Fonte: Direitoce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário