Cidade que detém maior centro varejista da Região vive expectativa de boas vendas para as festas de fim de ano.
Quixadá. Contagiar os clientes com o clima natalino. Para boa parte dos lojistas de Quixadá, considerado o maior Centro comercial do Sertão Central, decorar as lojas, essa é a melhor forma de atrair os consumidores às compras na proximidade das festas de fim de ano.
Setor de calçados já verifica uma movimentação forte nas vendas, tendo em vista o apelo para as compras durante este período Foto: Cleumir Pontes.
A mudança no visual dos ambientes de vendas representa uma despesa a mais, mas o lucro no fechamento do ano compensa. Mesmo numa época difícil, como a deste ano, provocada principalmente pela seca, a expectativa dos lojistas locais é de que possam vender em média 20 % a mais em relação aos meses convencionais.
A gerente da Casa Dantas, Verônica Rabelo, com 40 anos de atividades e considerada uma das lojas de calçados mais antigas da cidade, reconhece a importância da decoração no sucesso das vendas. Ela não revela quantos pares de sapatos são vendidos a mais, mas garante a estratégia como uma boa forma de aquecer as vendas e também de tornar o ambiente de trabalho mais agradável e alegre, para compensar o período mais agitado com o aumento do movimento de clientes.
Diferença - Para a servidora pública Ana Lúcia Ferreira a decoração e até a alegria do vendedor acabam fazendo a diferença na hora das compras. Mesmo sendo obrigada a acumular mais dívidas, quem olha para as vitrines coloridas com árvores e adereços natalinos não resiste, sempre compra alguma coisa. Ser atendida pelo Papai Noel, ou alguma de suas afilhadas, também é sonho de gente grande, ressalta se referindo ao atendimento diferenciado em algumas lojas. Esse mesmo clima ela acaba levando para dentro de casa, referindo-se às árvores de natal.
Sucesso - A Sitiá Miudezas, uma loja especializa em variedades, está apostando exatamente nesse segmento para garantir um natal mais promissor, para o proprietário e seus funcionários. O vendedor João Lucas está empolgado.
As novidades natalinas chegaram as prateleiras faz pouco mais de semana e já se traduzem em sucesso, principalmente as árvores de natal e os pisca-piscas de Led.
O Papai Noel, em bonequinhos e figuras, também começa a ser procurado. "Quando o mês do natal, dezembro, chegar, as vendas vão aumentar", diz. Pelo menos, essa é a expectativa do funcionário.
Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Quixadá, Júnior Capistrano, 2013 não foi um ano promissor para o setor. Além da seca, boa parte da clientela continua endividada com os empréstimos consignados.
Recuperação - Contudo, quando o natal se aproxima se acendem também as esperanças de recuperação. Apesar dos lojistas de Quixadá não acenarem para a realização de nenhuma campanha premiada, na cidade vizinha, Banabuiú, também integrada a CDL de Quixadá, os lojistas sortearão presentes, destacou.
O representante da CDL em Banabuiú, Valdo Nobre, proprietário da Casa Nobre, confirma a união dos lojistas em torno de uma campanha especial de natal. A cidade ainda não está decorada, mas breve as praças e ruas deverão receber ornamentação. Mesmo assim as vendas deverão começar a crescer após o retorno das atividades do Banco do Brasil na cidade. Os consumidores não serão mais obrigados a seguir para as cidades vizinhas, inclusive Banabuiú, para efetuarem saques dos salários. A agência antiga foi destruída por assaltantes em março de 2012.
Serviços Outro segmento em aquecimento com o clima natalino é o hoteleiro. Alguns, como o Pedra dos Ventos Resort, no distrito de Juatama, na zona rural de Quixadá, já estão anunciado suas atrações, mas para o réveillon. Mais de 90% das reservas já foram feitas. O pacote custa R$ 594,00 para o casal, com direito a hospedagem nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, explicou a proprietária Islânia Holanda.
Os buffets e restaurantes da região também devem lotar com o fim de ano, tanto na noite do Natal como no réveillon. Um dos destaques é o Restaurante Pé de Serra, também no distrito de Juatama. O empresário Paulo Holanda, proprietário do estabelecimento ainda não anunciou, mas já e tradição o jantar de natal com ceia especial. Os garçons e garçonetes costumam atender o público caracterizados de Papai e Mamãe Noel.
Otimismo
"O clima natalino reacende as luzes da esperança por dias melhores no nosso comércio" Júnior Capistrano Presidente da CDL de Quixadá
"É preciso contagiar o cliente para o clima natalino. Essa é a melhor forma de incentiva-lo a presentear os parentes" Leidiane Rabelo Vendedora.
Mais Informações Câmara de Dirigentes Lojistas de Quixadá (CDL), Rua José Jucá, 551, Centro, Sertão Central, Telefone: (88) 3412.1336
Nenhum comentário:
Postar um comentário