Telescópio gigante da Uece permitiu observar planetas e atraiu curiosos.
Imagem da lua vista a partir das lentes do telescópio, chamou atenção de estudantes na noite da última quinta (9). (Fotos: José Avelino Neto)
Ver a lua a olho nú, todo mundo vê. Mas ver como na imagem da foto ao lado é sinônimo de atração. Por isso, jovens, estudantes, comerciantes se reuniram na noite da última quinta-feira para avistar a lua, os planetas e os corpos celestes do universo através de um grandioso telescópio. A iniciativa é um projeto da Universidade do Estado do Ceará (Uece) Campus Quixadá, que leva, uma vez por mês, para cidades da região central cearense, o aparato tecnológico para promover a observação do sistema solar.
O telescópio chegou a Banabuiú através do professor Marcus Gutierre em parceria com o diretor do Liceu do Município, Clériston Aurélio Nobre. Marcus participou do projeto da Uece “Astronomia para Todos” e recebeu um minicurso de observação astronômica. Até hoje, ele mantém contato com os atuais organizadores da iniciativa na Uece e organiza visitas pelos Municípios da região.
Telescópio permitiu avistar a lua e planetas do sistema solar.
Quem mais se encantou com a visão de planetas e da lua foram as crianças. Boa parte delas foram levadas por professoras da Escola Monteiro Lobato e ficavam fascinadas em ver os corpos celestes e os planetas numa imagem tão próxima.por Direto da Redação do Blog Diário Sertão Central
Nenhum comentário:
Postar um comentário