http://picasion.com/

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Assalto a carro forte saiu de Iguatu e estava levando o dinheiro para abastecer uma agência bancária de Acopiara



O veículo da empresa Corpvs Segurança saiu de Iguatu e estava levando o dinheiro para abastecer uma agência bancária de Acopiara.
O veículo foi atacado na CE-404 e os vigilantes foram rendidos. O bando fugiu em uma Hilux SW4.
Um bando armado com fuzis roubou um carro-forte, no fim da manhã desta segunda-feira (31), na CE-404, Município de Acopiara (a 345Km de Fortaleza). De acordo com a Polícia, pelo menos cinco homens teriam interceptado o veículo e explodido o cofre para levar o dinheiro que estava sendo transportado. 
Conforme o delegado Raphael Vilarinho, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), o carro-forte da empresa Corpvs Segurança saiu de Iguatu e estava levando o dinheiro, quando foi atacado. “Eles pararam o carro-forte no meio da rodovia, renderam os vigilantes e explodiram o cofre. Provavelmente levaram o dinheiro. Estas são as informações preliminares que recebemos”, afirmou o delegado. 
Segundo Vilarinho, o bando fugiu em uma caminhonete Toyota, modelo Hilux SW4, de cor branca, placas não anotadas. Por enquanto os suspeitos não foram identificados, mas as diligências a procura deles já foram iniciadas. Equipes da DRF estão se deslocando para Acopiara e integrarão a operação em busca dos criminosos. A quantia levada ainda não foi revelada pela Polícia. Ninguém ficou ferido durante a ação.
Segundo a Polícia, armados fortemente com metralhadoras, fuzis e pistolas, o bando rendeu os vigilantes e explodiu o cofre do veículo, roubando a quantia em dinheiro, que ainda não foi revelada. Uma Hilux SW4, de cor branca, foi utilizada pelos criminosos. Ninguém ficou ferido.
O caso ocorreu por volta das 12h40min desta segunda-feira, 30. Minutos depois, a Polícia conseguiu localizar o veículo utilizado na fuga já no Distrito de Ibicuã, em Piquet Carneiro.
Policiais de Mombaça e Iguatu foram acionados para reforçar o cerco em torno dos assaltantes. Segundo informações, com este caso, já sobe para três o número de ataques à carros-forte no Estado somente este ano.

sábado, 28 de maio de 2016

Como lidar com sogros que se envolvem nas finanças do casal

Você acabou de se casar e quer aproveitar a nova fase ao lado do seu amor. Início de casamento é sempre uma delícia. De qualquer forma, o casal também sabe que precisa estar preparado para os dias mais difíceis. E eles podem ser ainda mais turbulentos se você tiver sogros que gostem de participar demais da vida de vocês – especialmente se os pitacos forem a respeito da vida financeira do casal.
Muitos sogros  podem se intrometer de várias formas, dizendo que você gasta muito, compra coisas desnecessárias ou então que você é “mão de vaca”. Podem querer palpitar também sobre a frequência que o casal sai para comer fora ou faz outros programas a dois. “Os sogros podem se meter na comida, na casa, na parte financeira, quererem pagar alguma coisa”, acrescenta Eliza.
Nem todos os sogros são assim, mas se este é o seu caso, não deixe a situação se prolongar. “O diálogo é a melhor saída. Sente com eles, exponha a situação, deixe claro que agora vocês são um casal e que as decisões cabem a vocês”, diz ela.
É muito importante que o espaço de vocês seja respeitado, pois a interferência de outras pessoas pode atrapalhar o relacionamento e, em situações mais extremas, resultar até emdivórcio. Vocês devem se responsabilizar pelas soluções dos problemas financeiros, evitando, assim, “dar brechas” para intromissões.
Fique atenta, pois nem sempre a interferência dos sogros é tão direta ou verbalizada. “Eles podem levar comida pronta na casa de vocês para que gastem menos no mercado. Também podem matricular o(a) neto(a) em cursos de idiomas ou esportes sem tê-los consultado. Se percebem que o filho está muito estressado, alguns chegam a pagar viagens de fim de semana para o casal, mesmo sem avisá-los”, afirma Eliza.
O problema não é, necessariamente, a intenção dos sogros em colaborar, e sim a falta de comunicação. “A situação só é problemática quando não é conversada. Quando há um acordo, não há problema”, explica a professora.  Porém, vale o alerta de que, mesmo que o casal necessite receber alguma ajuda, tenha cautela. “Em um primeiro momento, a intromissão pode parecer boa na parte financeira. Mas, no longo prazo, os sogros podem começar a dar palpite na vida dos dois. A questão maior é o que vem depois”, avalia Eliza.
O ideal é que você e seu (sua) parceiro (a) tenham o hábito de conversar sobre dinheiro, planejando-se tanto em relação ao orçamento mensal quanto para a realização de sonhos. Se perceberem que estão enfrentando ou estão prestes a passar por alguma dificuldade financeira, conversem para avaliar as melhores formas de resolver o problema. Se vocês não tiverem outra alternativa, aceitem o auxílio dos pais, mas apenas temporariamente e com muito diálogo. Afinal, agora que são um casal, a responsabilidade de resolver as questões financeiras é de vocês. Evitando o envolvimento de familiares, vocês terão mais privacidade e liberdade ao tomar decisões. O casamento agradece.
Fonte: Da Redação @financasfemininas #financasfemininas | www.financasfemininas.com.br
Carol Ruhman Sandler ganhou o prêmio de Destaques do ano: Personalidades em Finanças Pessoais – Saiba mais http://dinheirama.com/blog/2016/01/19/destaques-personalidades-financas-pessoais/

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Marcha para Jesus: 97% acham que evento será maior este ano e grande parte do público vem de outros Estados

Pesquisa do Divino Amor revela que os cantores mais aguardados pelo público são Aline Barros, Damares, Bruna Karla, Fernandinho, Regis Danese e André Valadão. Já Diante do Trono, Renascer Praise e  L Rosa de Saron lideram a lista das bandas mais esperadas.
Uma pesquisa com 5,2 mil usuários do Divino Amor (www.divinoamor.com.br), maior site de namoro evangélico do Brasil, aponta que 97% dos usuários que participarão da Marcha para Jesus em 2016 acreditam que o evento será maior esse ano do que nas edições anteriores. O que pode ser uma realidade, já que 60% dos homens e 54% das mulheres entrevistados participarão do evento pela primeira vez. Das pessoas que confirmaram presença, 53% dos homens virão de outras cidades e 46% das mulheres também, o que mostra a importância do evento para os cristãos.
A pesquisa aponta que 60% dos homens pretendem ir sozinhos ao evento, 20% irão acompanhados de amigos e 20% da família. Já 46% das mulheres irão ao evento com um grupo de amigos, 30% vão sozinhas e 24% serão acompanhadas de suas famílias. Agradecer a Deus pelos Milagres recebidos foi o motivo que levou 29% dos homens a terem interesse de participar da Marcha para Jesus; seguido por 22% que querem dividir o seu testemunho com os presentes. As mulheres têm outro propósito principal: 41% das entrevistadas desejam adorar Jesus e 35% querem agradecer aos milagres recebidos.
Além dessas razões, 61% acham que o evento é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas interessantes, já que estarão todos unidos pela mesma fé. Porém, 41% acham que o propósito deve ser apenas adorar a Jesus. Das mulheres entrevistadas, 54% estão confiantes de que podem conhecer pessoas interessantes e com a mesma fé, mas 46% preferem focar na adoração a Deus.  O resultado comprova que a maioria dos usuários do Divino Amor acredita que a Marcha é um momento de confraternização e tem interesse em conhecer pessoas no evento. Dos homens que participaram da pesquisa 69% gostariam de aproveitar a Marcha para Jesus para marcar um encontro com alguém que conheceu pela internet e 58% das mulheres também querem.
Em relação aos shows, as cantoras que os homens mais desejam ver na Marcha para Jesus 2016 são: Aline Barros, Damares, Bruna Karla, Cassiane e Fernanda Brum. Já as celebridades mais aguardadas pelas mulheres são as mesmas, mas o público feminino destacou ainda a participação da Ludmila Ferber entre as cinco favoritas ao invés da Damares. Quando questionados sobre os cantores mais esperados, os preferidos dos homens foram: Fernandinho, Regis Danese, André Valadão, Irmão Lázaro e Thalles Roberto. E os escolhidos pelas mulheres foram Fernandinho, André Valadão, Regis Danese, Irmão Lázato e David Quinlan. Em relação às bandas mais aguardadas, as escolhidas pelos homens foram: Diante do Trono, Renascer Praise, L Rosa de Saron, Oficina G3 e Resgate. As mulheres também mencionaram as mesmas bandas, mas ao invés do Resgate preferem a banda Ao Cubo.
“A Marcha para Jesus é a oportunidade da Igreja mostrar que não está restrita aos templos, mas aberta a toda sociedade, além de unir igrejas para expressar a fé, o amor, o agradecimento e exaltação do nome de Jesus. Acredito também que a Marcha é um ambiente propício para se fazer novas amizades e conhecer pessoas que têm o mesmo propósito de vida”, comenta o Pastor Antônio Junior, que é uma das referências quando o assunto é conteúdo na web para o meio evangélico e que atua também como consultor de relacionamento cristão do Divino Amor.
Clique no link para conferir os resultados completos da pesquisa realizada pelo Divino Amor:http://www.singcomunica.com.br/marcha-para-jesus-97-acham-que-evento-sera-maior-este-ano-e-grande-parte-do-publico-vem-de-outros-estados/ 
Informações para a imprensa: Sing Comunicação de Resultados Arianna Ortolani, Tatiane Dantas e Melissa Sayon Fone: (11) 5091-7838 divinoamor@singcomunica.com.br

terça-feira, 24 de maio de 2016

Comunidades Barra do Sitiá e Panamá, em Banabuiú, recebem sistema de abastecimento de água

Os moradores de Barra do Sitiá e Panamá, no município de Banabuiú, passam a contar com água tratada diretamente na torneira. É que a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), inaugura hoje (24), novo sistema de abastecimento de água da localidade. Operada pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), a nova rede vai beneficiar 1.277 moradores da comunidade. 

A obra foi executada pela Cagece, com financiamento captado por meio do banco alemão KfW. Para implantação do sistema foram investidos recursos da ordem de R$ 1,2 milhão. 

O sistema conta com 281 ligações prediais; 1.485 metros de rede de distribuição; 2.140 metros de adutora; um reservatório elevado com capacidade para 50m³ e dois poços tubulares. 

A solenidade de inauguração acontece em Barra do Sitia e contará com a participação de autoridades locais, representantes da Secretaria das Cidades, Cagece, Banco Mundial, associações e comunidade em geral.

O Sisar beneficia pequenas comunidades e visa garantir, ao longo prazo, o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Cagece de forma autossustentável. O sistema é constituído como uma organização não governamental, sem fins lucrativos, formada pelas associações comunitárias representantes das populações atendidas, com a participação e orientação da Cagece.

SERVIÇO - Inauguração do sistema de abastecimento de água em Barra do Sitiá e Panamá
Onde: Igreja local de Barra do Sitia
Quando: 24/05/2016
Hora: 16h

Informações para imprensa com a Assessoria de Comunicação da Cagece:
Telefones: (85) 3101.1826 / (85) 3101.1834 / (85) 9 8878.8932 (Leonardo Costa).
Email: comunicacaocagece@gmail.com

Tavares da Ematerce de Solonópole diz que cadastro da vacina não terá prorrogação em 2016

O gerente do escritório da Ematerce de Solonópole Sebastião Tavares Leite (foto) concedeu entrevista ao www.solonopole.blogspot.com.br e disse que o milho para os criadores já se encontra na Conab em Senador Pompeu-CE.

“O criador tem que procurar para fazer o novo cadastro trazendo xerox do CPF, da identidade, ITR e a vacina atualizada. Agente prepara um cadastro e encaminha para Senador Pompeu –CE para que seja aprovado posteriormente tirar o milho. Já tem grande quantidade e o valor de R$ 56,00 (cinqüenta e seis reais) a saca. Não tem capatazia. Também pode levando esses documentos pode fazer direto lá na Conab em Senador Pompeu-CE, só que tem um prazo para o cadastro ser aprovado”, disse Tavares Leite.

O total de Kg ou sacos de milho que o criador pode receber, Tavares explica “Aí depende dos animais existentes no cadastro de vacinação. Em media 28 mil animais mais ou menos”, estão vacinados no município de Solonópole na região do sertão central cearense.

Vacinação – “E aproveitando a oportunidade agente pede aos produtores que não vacinaram o rebanho que procure comprar a vacina trazendo a nota fiscal para o escritório para preencher o cadastro até o dia 30 sem prorrogação” afirma Sebastião Tavares Leite Gerente do escritório da Ematerce de Solonópole.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Festa de Santo Antonio começa em primeiro de junho na barra nova em Solonopole

Esta prevista para o dia primeiro de junho a abertura dos festejos alusivos a Santo Antonio padroeiro da comunidade do bairro Barra Nova na cidade de Solonópole no Ceará. O tesoureiro da capela Antonio Fernandes divulga a programação.

Programação:
01/06 (Quarta-Feira) Responsável: Barra Nova
02/06 (Quinta-Feira) Responsável: Domingo Sávio
03/06 (Sexta-Feira) Responsável: Alto Vistoso
04/06 (Sábado) Responsável: Distrito Assunção
05/06 (Domingo) Responsável: COHAB e Conjunto Nossa Senhora das Graças
06/06 (Segunda-Feira) Responsável: Algodões e Soledade
07/06 (Terça-Feira) Responsável: Santa Tereza
08/06 (Quarta-Feira) Responsável: Simeão Machado
09/06 (Quinta-Feira) Responsável: Monte Castelo
10/06 (Sexta-Feira) Responsável: Centro
11/06 (Sábado) Responsável: Legião de Maria e Renovação Carismática
Desfile das Crianças
Quadrilha Improvisada
12/06 (Domingo) Responsável: ECC – Encontro de Casais com Cristo
Dia 13/06/2016 (Segunda-Feira) Missa de Encerramento às 19hs, após a Missa haverá o sorteio:
1- Suporte para TV e Ferro de Passar   
2- Panela de Pressão e Garrafa de Café
3- Liquidificador e Ferro de Passar
4- Liquidificador e Ferro de Passar
5- Jarra com Copos e Relógio de Parede.

Com informações de Antonio Fernandes: Tesoureiro da Capela de Santo Antonio, Barra Nova em Solonópole-Ceará.

Cidade do terceiro maior açude do Ceará passa por racionamento de água

IMG_1920Três ruas, três bairros, uma avenida e uma empresa terão água racionada pelo SAAE de Banabuiú. (Fotos: José Avelino Neto).
Já diz o ditado: de onde se tira e não se põe, um dia acaba. A sabedoria popular também funciona para esta cidade, dona do terceiro maior açude do Ceará. O reservatório está abaixo de 1% e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) iniciou, em caráter experimental, o racionamento de água em algumas bairros e ruas do município. Além da seca, a medida ocorre após uma avaliação da gestão operacional descobrir que a grande demanda da cidade estava comprometendo a maneira correta do tratamento da água.
O racionamento teve início no dia 16 de maio. Os bairros Vila Mariano, Brasília, Olho D’água, e as ruas Valdomiro Rodrigues, 13 de maio e Raimundo Dias, além da avenida Queiroz Pessoa, terão o fornecimento de água racionado em dias alternados. Em um dia chega a água e no outro, falta. A empresa Libra Ligas do Brasil S/A, fabricante e exportadora de ferro para vários países, responsável pela geração da maioria dos empregos diretos no município, também será atingida com a medida.
Segundo o diretor interino do SAAE, Weveny Kel Carneiro, o racionamento foi estudado pelo órgão. “Hoje é necessário racionar porque a previsão de chuva é zero, e do jeito que está o nosso açude, só tende a piorar”. Ele ressalta que o SAAE realizou várias campanha de incentivo ao uso racional da água por mais de um ano, para só então decidir adotar o procedimento.
Racionar porquê? A caixa decantadora, parte do sistema onde ocorre a fase inicial do tratamento da água, tem capacidade de 394 mil litros. Kel explica que a caixa tem que estar completamente cheia para que o processo se inicie. Mas o consumo da população impedia que o acúmulo. “Ela era quase seca direto porque não dava tempo de encher, o pessoal usa muito água. Por conta disso nós estávamos com dificuldade para fazer o tratamento e decidimos racionar”.

IMG_1842Açude de Banabuiú está com 0,84% de sua capacidade.
Dá pra acreditar? Banabuiú é a cidade com o terceiro maior açude do Ceará. O Arrojado Lisboa tem capacidade de um bilhão e 601 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente está com mais de 13 milhões de metros cúbicos, totalizando 0,84% de sua capacidade. A seca severa que castiga o Ceará pelo quinto ano, impôs ao açude um contraste assustador. Hoje, no lugar de água, há o mato que cresce, e moradores de distritos que antes atravessavam o açude de barco para poder chegar na cidade, agora, passam pelo local de moto, em caminhos que foram abertos no chão seco do reservatório.
Caso a medida funcione, ela deve se expandir para as demais ruas de Banabuiú. O SAAE ainda planeja fazer mais uma campanha de uso consciente no município e um trabalho com empresários donos de lava-jatos. Kel garante que não haverá cobrança extra de tarifas nas contas. “A única medida que adotamos foi racionar”. Diário Sertão Central.

Agencia continua fechada e a população de Banabuiú está sem receber correspondências há uma semana

correiosAgência da cidade permanece fechada e moradores estão sem receber encomendas. (Fotos: José Avelino Neto.
Já se passou mais de uma semana desde que uma quadrilha sitiou esta cidade do Sertão Central durante a madrugada e explodiu a agência dos Correios. Com isso, a entrega de faturas e correspondências está suspensa, e a população teme que a entrega atrasada das contas traga mais prejuízos.
A estudante de letras, Elis Larisse, esperava a entrega de um livro para o último final de semana, mas não recebeu. “Era uma encomenda de muita importância e a hipótese de não tê-las me prejudica demais”. Ela explica que leciona em uma escola particular, e que os livros a ajudariam em estudos e pesquisas. No entanto, sabe das dificuldades que vai encontrar para ter o material que comprou pela internet, e que deveria ter chegado no dia 21. “Espero receber minha encomenda, já que a comprei. Entretanto estou ciente de que terei que esperar muito mais”, conta.
O serviço de postagem em Banabuiú está suspenso por tempo indeterminado. Quem precisa enviar algo pelos Correios, precisa se deslocar por cerca de 50 Km até uma agência de cidades próximas, como Quixadá e Solonópole.
Obras sem data - Um funcionário que pediu para não ser identificado informou que as obras no local não tem prazo para começar. A reportagem apurou que os dois atendentes que trabalhavam na agência, serão realocados para cidades vizinhas.

A fonte ainda informou que não havia nenhum pacote na agência de Banabuiú para ser entregue. “Como a prioridade é a entrega de objetos com postagem registrada e através de serviços como o Sedex, cartas e faturas que aguardavam no local foram perdidas”, disse.
No dia 14 de abril, o Diário Sertão Central já havia antecipado que os reparos na estrutura do prédio iria demorar. Engenheiros e policiais federais fizeram uma perícia na agência no último dia 13 de abril. Na época, Willyan Porto, diretor-adjunto da Regional Cearense do órgão afirmou que seria aberta uma licitação para a contratação de uma empresa. “ainda não é possível dar alguma provável data de reabertura”.
Resposta - Procurada, a assessoria de imprensa da central dos Correios, em Fortaleza, informou através de nota que prevê para o decorrer desta semana “o retorno do serviço de distribuição domiciliária na cidade. A empresa realiza negociações em busca de um espaço provisório em Banabuiú ou em município vizinho para reorganizar as entregas”. Quanto ao serviço de postagem, a nota esclarece que “os serviços têm previsão de ser retomados entre o fim de junho e o início de julho em um novo prédio já alugado pela estatal na cidade”.

IMG_1770Quadrilha sitiou a cidade e conseguiu levar o dinheiro do cofre
AçãoCerca de 15 homens armados de fuzil chegaram atirando na cidade. Enquanto uma parte tentava abrir o cofre da agência usando dinamites, membros da quadrilha sitiaram a cidade em duas motos. Eles carregavam fuzis e atiravam para intimidar a população.
A quadrilha conseguiu abrir o cofre e levar uma quantia em dinheiro que havia no local. O valor não foi divulgado. Na fuga o grupo incendiou dois carros na localidade de Jurema.
A ação segue investigada pela Delegacia de Roubos e Furtos da Capital.

sábado, 21 de maio de 2016

21 açudes do Ceará estão secos e outros 35 em volume morto, segundo Cogerh

IMG_1832Arrojado Lisboa, em Banabuiú, está, atualmente, com 0,84% de sua capacidade. (Foto: José Avelino Neto).

O Ceará tem 21 açudes completamente secos e outros 35 em volume morto. As informações são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Segundo o órgão, o percentual de água acumulado em todos os 153 reservatórios monitorados é de 13,15 %. Seis deles estão com nível acima de 90%, 117 com capacidade inferior a 30% e o Quandú, em Itapipoca, está sangrando.

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) afirmou que o mês de maio seria de chuvas abaixo da média e a tendência tem se confirmado. Desde o último dia 14 de maio, as chuvas tem diminuído. Entre as sete da manhã de sexta-feira (20), até as sete da manhã deste sábado (21), o órgão havia registrado chuva em apenas 1 município (Trairí).
Semanalmente, devido aos aportes, vários açudes podem ser considerados secos ou com recarga. Na última semana, foram registrados a Cogerh registrou aportes em sete açudes, entre eles o Jaburu I e o Jatobá, que na última sexta, segundo o boletim da Companhia, deixou de ser considerado seco. No entanto, com a falta de chuva dos últimos dias, o açude da cidade de Potiretama passou a ser considerado seco.
A situação mais preocupante é a da bacia do Baixo Jaguaribe, composta por um único açude do município de Russas, que está com 0,06% de sua capacidade total. A Bacia do Banabuiú, que compreende os municípios da região central do estado, encontra-se com 3,19%. Em termos percentuais, o Curral Velho, em Morada Nova, é o que ainda guarda a maior capacidade entre os 19 reservatórios da bacia, com 64%. Diário Sertão Central 

sexta-feira, 20 de maio de 2016

CASTANHÃO Nível do açude cai para 9,4%

Açude Castanhão chega ao nível mais baixo desde que encheu, em 2004, e a expectativa é que a situação piore até o fim de 2016.

O açude Castanhão, o maior reservatório do País, chegou ontem ao nível mais baixo desde que encheu, em 2004. Os 631,37 hm³ que perfazem 9,42% da capacidade do Castanhão devem diminuir ainda mais. O nível é atingido antes do fim da quadra chuvosa, no fim deste mês, e com longos sete meses pela frente até o início do próximo período de precipitações.

“Ainda deve piorar muito até que melhore”, adverte o presidente da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias. Ele não detalha a previsão do quanto o Castanhão deve baixar de nível, mas adianta que o açude Orós, com 35,03% da capacidade e até então poupado, deve ser acionado. “Pensamos em um sistema que, juntando a água dos dois açudes, tenhamos condições de perenizar o Vale Jaguaribe e abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)”, projetou em entrevista durante reunião do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH).

Acionar o Orós é uma possibilidade que tem gerado discussões e será debatida em reunião dos comitês no dia 2 de junho, em Quixadá. Para Daniel Linhares, presidente do Comitê da Bacia do Médio Jaguaribe (onde está o Castanhão), isso seria um alívio para a região que tem tido, segundo ele, agricultura, pecuária e piscicultura afetadas pela priorização do consumo humano da RMF.

Já Alcides Dutra, coordenador geral do FCCBH e secretário-geral da Bacia do Alto Jaguaribe, onde está o Orós, defende que é preciso cautela. “O Orós é um reservatório estratégico para atender toda aquela região. Abrir indiscriminadamente pode acarretar algo semelhante ao que aconteceu com o Banabuiú, que foi utilizado para atender o Castanhão e está seco”. Para ele, é preciso pensar uma proposta que não feche a utilização, mas em que seja usado com cautela e responsabilidade.

Expectativas - De acordo com Farias, mesmo com expectativas preocupantes, o racionamento de água ainda não foi cogitado. A Cogerh está trabalhando em seu planejamento com a economia de 10% do consumo, determinada pela tarifa de contingência desde o último dezembro pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). “No segundo semestre teremos uma maior restrição de água para irrigação e focaremos ainda mais no consumo humano. Nossa meta é chegar a 2017 com as reservas desses dois açudes acima dos volumes mortos”, acredita.

O presidente se vale do prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), de desaquecimento do Oceano Pacífico e de um 2017 com mais chuvas, para acreditar na posterior melhora. “Com uma quadra chuvosa boa, podemos ter uma recuperação de 20%, 30% da capacidade”, projeta. Além disso, o nível do açude deve ser recuperado também pela água da transposição do rio São Francisco que deve chegar em outubro ao Ceará e, no início de 2017, ao Castanhão, conforme Farias.

O gestor adianta que o Riacho dos Porcos, que ligará os reservatórios Jati e Atalho ao rio Salgado — afluente do rio Jaguaribe e caminho para o Castanhão —, está com problemas de assoreamento e poderá passar por obras de retificação da calha.
 OpovoOnLine.

Sobrado Dr. José Lourenço recebe exposição "Poema das Águas" neste sábado (21)

RBanabuiuO Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe nova exposição, neste sábado (21), às 10h. "Poema das Águas", de Nívia Uchôa, traz uma coleção de 38 fotos, fruto de um projeto de pesquisa chamado "Água pra que te quero!", que busca demonstrar a relação do ser humano com a água, a partir de uma estética artística e documental. A exposição fotográfica segue em cartaz até 25 de junho, com visitação gratuita, de terça à sexta, de 9h às 18h, e no sábado, de 9h às 17h.

Recolhendo imagens de três  bacias hidrográficas no Estado do Ceará: Banabuiú, Salgado e Alto Jaguaribe, Nívia Uchôa, a partir de sua documentação e poética contida nas fotos, busca sensibilizar a sociedade civil, no sentido de contribuir para o uso racional da água, estimulando uma reflexão sobre o tema e alertando sobre práticas cotidianas de desperdício que podem ser evitadas em prol da vida do planeta.

Para tanto, a pesquisa fotográfica - que deu origem também a um livro e um vídeo -documenta a água como patrimônio imaterial, utilizando como critérios de seleção: presença/ausência de corpos de água e forma de abastecimento (açudes, lagoas, rios, poços); presença/ausência de Unidade de Conservação, proximidade entre os municípios e tamanho da população.

“Hoje percebemos que as mudanças relativas à água provocadas pelos seres humanos são de enorme gravidade”, destaca a fotógrafa Nívia Uchôa. Assim, "Poema das águas" pretende, através da arte fotográfica, mostrar a pertença da água, sobretudo, pelo seu caráter simbólico e principalmente pelo seu uso, além de possibilitar e sensibilizar mudanças urgentes de atitudes para proteção da água e por consequência do meio ambiente, comenta a fotógrafa.

A exposição apresenta também, através de fotografias sociais, a relação do ser humano com a água pela ótica do cotidiano, com ênfase para práticas positivas e negativas do uso da água na sociedade contemporânea. Por meio desta ação, há um estímulo e difusão da arte fotográfica como exercício de sensibilização, reflexão e estética através do olhar e, desta forma, promove reflexões coletivas sobre a importância da água, o desperdício e suas consequências, assim como dá visibilidade às ações de conservação e uso racional da água.

::Serviço::
Exposição "Poema das Águas", por Nívea Uchôa

Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro)
Abertura: Sábado, 21/5, às 10h. 
Visitação: Até 25/6. De terça à sexta, de 9h às 18h, e no sábado, de 9h às 17h. 
Entrada franca.

PRESS-RELEASE - SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ
Entrevistas/mais informações:
(85) 98824-0994 - Lucas Benedecti
(85) 99149-4987 - Paula Candice
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com Foto: Divulgação/Nívea Uchôa

Coordenação de  Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
(85) 3101.6761.

Vereadores reclamam de ata e não tem acesso a gravação na câmara de Banabuiú

Mais uma reunião da câmara municipal de Banabuiú. O vereador Gilson Fernandes reclamou da elaboração da ata da reunião anterior, quando segundo ele, a sua fala foi reduzida, quando alguns argumentos não foram colocados.

O vereador Daniel Bandeira também se pronunciou, reclamando da mesa, que foi agredido verbalmente durante um pronunciamento de um cuidado em plenário, e o vereadores não teve acesso ao conteúdo da gravação. Isso gerou uma grande discussão entre o vereador e o presidente da casa, inclusive com acusações de ambas as partes, quando chamavam um ao outro de mentiroso. Uma atitude muito grave em plenário, e que deixa os assistentes atônitos e surpresos com estas afirmações. Essas afirmações em plenário, precisam ser investigadas. A ética política constitucional exige.
Confira Fotos.

Reportagem: Joel Moraes - Assessor de Comunicação da Prefeitura de Banabuiú.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Produtores de caprinos discutiram implantação de usina de leite em Banabuiú

A associação dos produtores de Banabuiú, reuniu hoje, dia 19, pela manhã, caprinocultores da região, para discutirem a implantação de uma usina de beneficiamento do leite caprino. A usina seria na localidade de Lagoa da Serra, em Banabuiú, cujo terreno já foi doado pelo ex prefeito Aloizio Cajazeiras.

O consultor do projeto São José 3, Délcio Oliveira, esteve colhendo as assinaturas dos presentes, para uma provável elaboração do projeto. Estiveram presentes ao evento, o secretário de agricultura de Piquet Carneiro Pedro de Alcântara, acompanhado por membros da associação; o secretário de agricultura de Jaguaretama, Filadélfo Pinheiro, acompanhado por membros da associação; o presidente da associação dos criadores de caprinos e ovinos de Solonópole, José Valrinete, que estava acompanhado dos companheiros Zé Ronaldo, Maninho e José Cláudio. A associação dos criadores de Solonópole, tem sede na localidade de Maretas, e abrange também os municípios de Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro.

Os presentes saíram esperançosos com os debates, e o ex prefeito Aloizio Cajazeiras disse que o projeto traria muitos benefícios para a região, não só para os criadores. Outra reunião será marcada, para definir os últimos detalhes.
Reportagem e Fotos: Radialista Joel Moraes - Acesse: BlogDoJoelMoraes.

Educação de Banabuiú continua conquistando conhecimento

A Educação em Banabuiú continua conquistando reconhecimento. Nos dia 04,05 e 06 de maio, em Belo Horizonte-MG, aconteceu o 16 Educa Brasil, encontro nacional de secretários municipais de educação, qual na oportunidade foi entregue o troféu Palma de Ouro, que é um reconhecimento ao trabalho à frente de suas secretarias. O troféu é entregue na sede da empresa, e entre os cinco municípios Cearense agraciados, estava o orgulhoso Banabuiú, representado pelo secretário de educação do município, Leonardo Lucas, acompanhado por sua assessora, Adriana Silveira. É mais um prêmio conquistado pela educação de Banabuiú, que já teve o ex-secretário Alexandre Lucas, por cinco vezes seguida, entre os cinco melhores secretario municipal de educação de todo o Brasil. Mais um passo dado, mais um sucesso conquistado.

Reportagem e Fotos - Radialista Joel Moraes Asessor de Comunicação da Prefeitura de Banabuiú-Ceará.
Leia também: BlogDoJoelMoraes

Crucifixo encontrado enterrado em Solonópole pode ter sido furtado de cemitério da cidade

imagem sacraPe. Gilberlândio mostra imagem, em foto enviada pelo VC Repórter: “Pode ter sido retirada de um túmulo do cemitério".

Solonópole. Fim do mistério. Após causar alvoroço na população por quase um mês, o crucifixo encontrado enterrado de cabeça para baixo em um terreno da zona rural deste município, já tem seu provável paradeiro: ele pode ser de túmulos do cemitério da cidade. A peça sacra foi entregue ao padre da cidade que levantou as informações através da análise de um historiador e que podem revelar seu paradeiro.
A peça foi encontrada no dia 18 de abril, no terreno de uma fazenda do distrito de Umarizinho, zona rural da cidade. O padre Gilberlândio José da Silva, recebeu o objeto dias depois que ele foi encontrado e resolveu levá-lo para um historiador do município.  Após uma análise, a principal hipótese é que a imagem tenha sido retirada de uma dos túmulo do cemitério local.
“Há uns 30 anos, haviam muitas das imagens desse tipo em túmulos do cemitério da cidade. O que pode ter acontecido é que ela tenha sido tirada de lá”. Para padre Gilberlândio, a ação pode ser parte parte de uma tradição antiga, comum entre os mais velhos do interior, de enterrar imagens religiosas em épocas de inverno. “Antigamente havia um costume de se roubar santos e crucifixos das casas, como forma de um promessa pedindo chuva. Pode ser que alguém tenha feito isso nesta intenção”, declarou.
Bom jesus 3
Esposa de agricultor dono da fazenda onde imagem foi encontrada; Objeto foi doado (Foto: arquivo pessoal)
A análise constatou que o objeto tem pouco mais de trinta centímetros e é feio de bronze. Inicialmente, vários católicos da cidade acreditavam que se tratava de uma réplica de Bom Jesus, padroeiro de Solonópole. “Não é. É de Jesus Cristo crucificado”, disse Gilberlândio. Um parafuso que integra a imagem sacra ainda está em bem conservado, sem ferrugem e sem sinais de envelhecimento, fator que faz o padre acreditar, que o objeto não tenha sido enterrado há muito tempo. “Deve ter acontecido há uns quatro, cinco anos”, disse.
Fato curioso
O fato inusitado gerou um alvoroço no município. Muitos achavam que se tratava de parte de um ritua de magia negra. Outros, atribuíram o achado a um milagre.

Na época, José Gomes da Silva, 54, dono da fazenda onde a imagem foi encontrada, contou do susto que tomou. “A gente encontrou ela a uns três palmos do chão e bem retinha. Não era deitada não! Parecia que alguém tinha colocado assim de propósito”, disse.
A imagem foi doada e ficará com a Paróquia de Bom Jesus, em Solonpopole. Em até um mês, o padre espera realizar uma missa para expor o objeto à counidade cristã e explicar suas possíveis origens. Diário Sertão Central.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Consorcio da Saúde entregaram transportes sanitários em Banabuiú

A saúde na região centro do estado viveu mais um momento de esperança e alegria. Aconteceu hoje no município de Banabuiú, a primeira assembléia ordinária do consórcio público da microregional de saúde. Na oportunidade foram entregues mais dois veículos para transporte sanitário, para atendimento de pacientes dos municípios consorciados , nos C.E.Os e Policlínicas regionais. Já foram entregues os veículos de Senador Pompeu, Solonópole e Milhă, e serão entregues ainda este ano, os de Quixeramobim, Ibaretama, quixadá, Choró e pedra branca. Estiveram presentes ao evento, os prefeitos de Choró José Antônio Mendes, presidente do consórcio; prefeito de Banabuiú Veridiano Sales; prefeito de Ibicuitinga Anilton Maia, que estava acompanhado da primeira dama Aurilete Nobre, do secretário de saúde Elielton Maia, do secretário de educação Francisco Arnaldo, e do presidente da Câmara e pré candidato a prefeito em Ibicuitinga Junior Girão; a prefeita de Ibaretama Eliria Queiroz; a coordenadora da oitava regional de saúde, benedita Oliveira; prefeito de milhã Otacílio macedo; diretor executivo do consórcio público, Antônio Eugênio; diretora geral da policlínica Ivonete Maia; diretor regional do C.E.O, Airton Gurgel; procurador jurídico do consórcio, Karlus André; secretário de saúde de Choró, Ricardo Pinheiro; primeira dama de Banabuiú Vânia Sales; presidente da Câmara de Banabuiú Geovane Dutra; diretora administrativa do hospital de Banabuiú, Iranete martins; secretaria de saúde de Banabuiú, Patricia Almeida; secretário de educação de Banabuiú Leonardo lucas; secretaria de ação social de Banabuiú Sâmia Cristina; secretária de turismo de Banabuiú Simone Sales; além de vereadores e funcionários de todos os municípios consorciados. Foi uma verdadeira festa, onde a saúde foi a grande beneficiada, mostrado também que tem pessoas e administradores preocupados com o bem estar da população,. O prefeito de Choró, o de Milhã e o de Banabuiú foram os oradores que mostraram os benefícios que o consórcio trará aos participantes, tanto na economia como no atendimento.

Reportagem e Fotos Radialista Joel Moraes - Assessor de Comunicação da Prefeitura de Banabuiú-Ceará

Leia também o BlogDoJoelMoraes

Revisão da meta fiscal deve ser votada na próxima terça (24), diz Eunício

Após reunião dos líderes partidários com o Presidente da República interino, Michel Temer, nesta quarta-feira (18), o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) afirmou que o Congresso vai atuar para colaborar com o governo. Ele informou que já está sendo prevista para terça-feira (24) da próxima semana a convocação de sessão do Congresso para votar a revisão da meta fiscal do governo.

De acordo com o líder peemedebista, é preocupante os dados que já indicam um rombo recorde das contas do governo em quase R$ 160 bilhões. Segundo ele, é necessário votar uma meta que corresponda a realidade de crise e recessão do País. “A meta que veio anteriormente aqui para o Congresso é uma meta que foge totalmente da verdade e da realidade brasileira”, disse.

A criação de tributos para aumentar a arrecadação prevista no orçamento da União, elaborado pela antiga equipe econômica do governo, também foi criticada pelo líder do PMDB. “Nesse orçamento veio também um valor absurdo de recolhimento através de uma CPMF que sequer foi colocada em votação em nenhuma das Casas. Nessa meta há previsões de crescimento de arrecadação quando sabemos que hoje há uma diminuição dessa arrecadação, com muitos contribuintes sem ter condições de pagar tributos, em um ambiente de recessão profunda”, criticou.

Liderança - Ao ser questionado sobre o nome que irá ocupar a liderança do governo no Senado, Eunício informou que o presidente Temer pediu sugestão aos líderes partidários para a indicação. O senador informou que já está conversando com membros da bancada peemedebista para chegar a um nome de consenso e que até o próximo dia 24 o novo líder deverá ser anunciado.

MP 707: Eunício destaca prorrogação de prazo para cadastramento de imóveis rurais

Ao comentar sobre os avanços da Medida Provisória (707/15) aprovada ontem pelo plenário do Senado, o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE) observou que o texto ainda traz dispositivo que amplia para 31 de dezembro de 2017 o prazo para inscrição de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

De acordo com ele, o prazo seria encerrado no último dia 05 de maio, ficando os imóveis sujeitos a multas pelo Ministério do Meio Ambiente e os proprietários submetidos a uma série de restrições como bloqueio de novos créditos agrícolas e de subsídios oferecidos pelo governo. 

“Nos últimos dias recebemos de forma mais intensa esse pleito dos proprietários rurais. É importante conceder esse prazo com responsabilidade para que no meio de uma crise tão grave, esse setor seja penalizado de forma tão injusta”, argumentou. 

O cadastro é um registro eletrônico obrigatório que serve como base de dados para que o governo faça o monitoramento e o controle do desmatamento de florestas. 

A MP 707/15 também definiu novos prazos e condições para refinanciamento de dívidas agrícolas dos pequenos e médios produtores e de débitos de caminhoneiros. 

A votação só foi possível após um acordo de líderes viabilizado sob a coordenação do líder do PMDB, senador Eunício Oliveira. Ele sugeriu aos demais senadoresm que não queriam votar o texto em razão de vários artigos alheios à matéria, considerados verdeiros 'jabutis'. Para que a MP não perdesse a validade, Eunício sugeriu aos líderes partidários e pediu ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) a retirada dos artigos. O que possibilitou o acordo e a sequencia da votação.

Ex-deputado federal Pinheiro Landim absolvido pela justiça

O ex-deputado Pinheiro Landim perdeu dois mandatos de deputado federal em quatro meses entre 2002 e 2003, acusado de ajudar um traficante do Norte do país. 

A justiça entendeu que Pinheiro Landim é inocente, foi levado ao engano por pessoas que conheciam seus negócios particulares. 

Pinheiro Landim, absolvido pelo Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e Tribunal de Justiça de Brasília, pode, agora, até cobrar indenização por danos morais. “Só quero que o povo da minha terra saiba da minha inocência, o prejuízo maior foi ter que aguardar 14 anos para reparar uma injustiça”, desabafou Pinheiro Landim.

Com emenda de Eunício, vai à sanção MP que renegocia dívida de agricultores‏

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (17), a Medida Provisória 707/15 que traz entre outros temas, a abertura de novos prazos para que pequenos e médios agricultores possam renegociar suas dívidas. Apresentada pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), ainda no início do ano, uma das emendas aprovadas garantirá a alteração da Lei 12.844/13, autorizando a renegociação das operações de crédito rural contratadas até 31 de dezembro de 2010, como também as registradas entre os anos de 2011 e 2014. 

De acordo com a matéria, que agora vai à sanção, fica autorizada a concessão de rebate para liquidação, até 31 de dezembro de 2017, das operações de crédito rural referentes a uma ou mais operações do mesmo mutuário, independentemente da fonte de recursos, relativas a empreendimentos localizados na área de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE.

Eunício explicou que o dispositivo também excluirá encargos de inadimplemento, multas e outros encargos não previstos na legislação, mesmo que tenham sido incorporados ao saldo devedor ou pactuados por meio de aditivos contratuais ou escrituras públicas de confissão, assunção e de repactuação de dívidas, inclusive as renegociadas após 31 de dezembro de 2010 no caso das operações contratadas com as demais fontes de recursos. 

Para o líder peemedebista, é importante assegurar todos os dispositivos que proporcionem condições de repactuação realistas aos agricultores. “São mais de 800 mil produtores nordestinos que esperam por essa decisão para honrar seus compromissos financeiros, sair da inadimplência, buscando uma forma de continuar produzindo e gerando renda nas suas próprias terras”, defendeu. 

A proposta aprovada também prevê que no caso de operações não realizadas através do FNE, haja a substituição dos encargos financeiros previstos na operação original pelos encargos aplicados às operações com recursos do FNE a partir da data da contratação e até a data da liquidação ou da renegociação.

Também ficarão suspensos o encaminhamento para cobrança judicial, as execuções judiciais e os respectivos prazos processuais até 31 de dezembro de 2017. 

Caminhoneiros - A medida aprovada também autoriza que os caminhoneiros individuais, empresas de responsabilidade limitada, associados de cooperativas de transporte e sociedades, associações e fundações, que sejam do segmento de transporte rodoviário de carga, refinancie suas dívidas junto a instituições financeiras. 

Para conseguir o refinanciamento, a receita operacional bruta ou renda anual ou anualizada do beneficiário seja de até R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais).

terça-feira, 17 de maio de 2016

Homicidio a pedradas na cidade de Milhã no Ceará

Hoje, 17/05/2016, por volta das 19h50min, que foi informado  através do 190, que no Bairro de Fátima, Milhã, por conta de uma discussão, um homem havia perseguido e agredido outro, a VTR, de imediato saiu em diligências, encontrando a vitima, o  Sr. O. G. P., 42 ANOS, caído próximo a churrascaria do MUMU, no bairro de Fátima, sendo socorrido pela ambulância e levado ao hospital de Milhã, com uma grande lesão na cabeça, possivelmente causada por uma pedra, vindo a falecer no hospital, segundo populares o acusado é um ex presidiário de 35 anos, segundo populares o acusado tentou agredir o afilhado da vitima, a vitima interveio  a favor do menor, houve uma discussão e por conseqüente uma perseguição, onde a vitima foi agredido pelo o acusado,  a composição da VTR encontra-se em diligencia a fim de encontrar e prender o acusado, mas até o momento sem sucesso. Conforme (Rel.37/2016).
Copom Quixadá-CE.

Quadrilha ataca carro-forte e foge com dinheiro no distrito Feiticeiro Jaguaribe no CE

O carro-forte ficou destruído após o ataque (Foto: Arquivo Pessoal)O carro-forte ficou destruído após o ataque (Foto: Arquivo Pessoal). Polícia Militar informou que oito homens participaram do ataque. O bando explodiu o cofre do veículo e em seguida fugiu.

Uma quadrilha armada assaltou um carro-forte de uma empresa de valores na tarde desta terça-feira (17) no município de Jaguaribe, no interior do Ceará. Conforme o 1º Batalhão da Polícia Militar, pelo menos oito homens armados participaram do ataque.

Os assaltantes abordaram o veículo em uma rodovia nas proximidades do distrito de Feiticeiro e atiraram contra o carro-forte utilizando armas de grosso calibre. Devido ao tiroteio, os seguranças foram obrigados a deixar o carro-forte e fugir.

Um dos funcionários da empresa de valores foi baleado de raspão na cabeça durante o ataque. Ele foi socorrido e não corre risco de morrer.

Após conseguirem acessar o interior do veículo, o bando detonou explosivos para abrir o cofre. O carro-forte ficou praticamente destruído e, segundo a Polícia Militar, os suspeitos conseguiram roubar o dinheiro. A quantia, porém, não foi divulgada.

Após o ataque, a quadrilha fugiu em um carro modelo Suzuki Vitara de cor branca. Instantes após assalto, a polícia localizou o veículo queimado em uma estrada nas proximidades de onde ocorreu o assalto.

Equipes da Força Tática de Apoio (FTA) da Polícia Militar, Comando Tático Rural (Cotar) e de outras composições policiais dos municípios de Jaguaribe, Orós e Solonópole foram acionadas para tentar localizar os suspeitos. Os policiais realizam buscas pela região, mas até a publicação desta matéria ninguém havia sido preso.

2º ataque - Este foi o segundo assalto a carros-forte neste ano no Ceará. No dia 29 de abril, uma quadrilha formada por seis homens armados atacou um carro-forte no município de Ibaretama, distante 145 km de Fortaleza.

Os assaltantes atiraram contra o veículo, obrigaram os seguranças a deixarem o local e em seguida explodiram o cofre. Após o ataque o grupo fugiu levando o dinheiro roubado.
Por Valdir Almeida veja o vídeo em G1 CE.
saiba mais

País pode ter incentivos para dessalinização da água

A criação de incentivos para estimular a dessalinização de águas do mar e de fontes subterrâneas salobras pode fazer parte das diretrizes e objetivos da Lei Federal do Saneamento Básico. A medida é prevista em projeto de lei (PLS 259/2015), do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) nesta terça-feira (17).

Agora a matéria seguirá para análise na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), em decisão terminativa. Se aprovada, poderá seguir diretamente para análise na Câmara, sem passar em Plenário, a menos que haja recurso assinado por pelo menos nove senadores.

A propostatambém determina que a União, na concessão dos incentivos, atribua prioridade a iniciativas que favoreçam o consumo humano na região do Semiárido nordestino além de localidades com escassez de água.

Com base em dados da Organização das Nações Unidas (ONU), Eunício Oliveira informa em seu projeto que 97,5% da água existente no mundo é salgada. Para muitas comunidades do Semiárido, a água subterrânea é salobra, inadequada para o consumo.

O autor explica ainda que, com o desenvolvimento tecnológico que está reduzindo o custo dos processos de dessalinização, chegou a hora de criar base legal para a criação de incentivos que possam aumentar a oferta de água potável no Brasil, especialmente no Nordeste, a região mais carente desse recurso.

O relatório do senador Eduardo Amorim (PSC-CE) considera importante a inclusão do incentivo à dessalinização entre as diretrizes estabelecidas na política federal de saneamento, estabelecida pela Lei 11.445/2007. Segundo ele, a medida é compatível com as necessidades de muitas regiões do país e pode ser útil ao desenvolvimento de tecnologias úteis para outras nações.
Fonte: Agência Senado