A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil
(Sedec) do Ministério da Integração Nacional (MI) reconheceu situação de
emergência em 150 municípios cearenses.
A portaria foi publicada nesta quarta-feira (28/10)
no Diário Oficial da União.
No Sertão Central II, além de Dep. I. Pinheiro
constam na lista os municípios de Mombaça, Senador Pompeu, Pedra Branca, Milhã
e Solonópole.
A Capital, Fortaleza, está incluída na relação.
Ainda na Região Metropolitana estão municípios como Caucaia, Maranguape,
Pacajus, Redenção e São Gonçalo do Amarante. No Interior, estão cidades
como Acopiara, Aracati, Araripe, Canindé, Beberibe, Camocim, Jaguaribe,
Juazeiro do Norte, Sobral, entre outras.
Após o reconhecimento de situação de emergência
pelo governo federal, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta,
que são aquelas voltadas a socorro, assistência e estabelecimento de serviços
essenciais, e assim solicitar recursos para as ações de reconstrução das áreas
atingidas pelos desastres.
Para solicitar tais recursos, o município deve
mandar um plano detalhado de resposta indicando qual é a necessidade para o
repasse. É importante o município ter aderido ao cartão de pagamento de defesa
civil, forma exclusiva de repasse de verbas, e que pode ser acompanhado pelo
Portal da Transparência.
Confira a lista completa dos municípios cearenses
em situação de emergência, Saiba Mais aqui.
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