CRISMA - A palavra Crisma, a exemplo da palavra Cristo, significa ungido, que quer dizer enviado, pois Cristo é o enviado do Pai para a salvação do homem, conforme o blog curiosidades católicas e crismar significa ungir com óleo sagrado a fronte do crismando, que se torna também ungido, ou seja, enviado.
O sacramento da confirmação é administrado logo após a profissão de fé durante a Celebração Eucarística, primeiramente pelo bispo, que impõe as mãos sobre o crismando e faz a invocação do Espírito Santo, seguindo-se a unção com o óleo do Crisma.
Os gestos e sinais sacramentais da Crisma são ricos de significados, presentes desde o Antigo Testamento, nos evangelhos e desde a Igreja Primitiva até os dias de hoje, como a imposição das mãos é um gesto de autoridade na qual se transmite uma responsabilidade dentro da Igreja. É o gesto bíblico pelo qual o dom do Espírito Santo é comunicado.
A unção com óleo usado pelo bispo é chamado “o crisma” e é preparado com óleo de oliveira e bálsamo (que é perfumado) na Missa dos Santos Óleos, na Quinta-Feira Santa. Já no Evangelho está citado o gesto da unção (cf. Jo 12,3-7).
Nenhum comentário:
Postar um comentário